Marcelo Lemos é o autor do projeto. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

Em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de Lei (PL) 479/2021 cria o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, a ser celebrado dia 11 de maio.

A data passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Fortaleza. A matéria é de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL).

Lemos aponta o desenvolvimento de problemas psicológicos nas vítimas da gordofobia, como visto em crianças e adolescentes. De acordo com estudos clínicos, estes grupos são mais propensos a sofrer com ansiedade, baixa autoestima, estresse, depressão e outras doenças. Já em adultos, esse preconceito afeta relacionamentos, oportunidades de trabalho, etc.

“Além dos impactos sobre a saúde mental, a gordofobia, enquanto um preconceito difundido na sociedade, afeta também o planejamento urbano e o acesso da pessoa gorda à cidade”, cita o vereador.

Ademais, ele lembra a existência de uma militância da causa pelo mundo, por meio de marcas que “levantam a bandeira” do movimento antigordofobia.

Definição

O significado do termo gordofobia, ou lipofobia, se dá pelo preconceito, da ordem econômica, política e social, contra pessoas que tenham algum tipo de sobrepeso. Quem pratica tal ato comete uma série de argumentações, na tentativa de ridicularizar e causar vexame à vítima.

Dr. Adriano Segal, médico e psiquiatra, afirma que a existência da gordofobia “sempre existiu”, mas a terminologia é recente.