”Espero cumprir e dar meu melhor, ajudar a cidade, ser positivo, somar e agregar”, é o propósito de Júlio Brizzi. Foto: Blog do Edison Silva.

Nesta quinta-feira (12), data em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, o vereador de Fortaleza, Júlio Brizzi (PDT), líder da maioria na Câmara Municipal, em entrevista ao Blog do Edison Silva, disse estar lutando na Casa Legislativa para defender a juventude da cidade e as políticas públicas de cultura, esporte e educação.

”Desde o começo do mandato, a gente vem lutando para fortalecer esses espaços. Conseguimos incluir na Comissão de Cultura e Esporte [da qual é líder] a política pública de juventude, que não tinha no regimento interno da Câmara”, afirmou o parlamentar.

Ex-secretário municipal da Juventude, na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, Brizzi destacou seus feitos até o momento na Câmara, durante seu primeiro mandato como vereador: ”Apresentei já alguns projetos de políticas públicas, conseguimos uma segunda edição do Bolsa Jovem (…), também agora o Bolsa Esporte que foi aprovado na Casa, aguardando que o município encaminhe o Projeto de Lei para viabilizar o edital, que vai oportunizar apoio a centenas de jovens de Fortaleza”, salientou Júlio.

No último dia 4 de agosto, foi aprovada pela Câmara Municipal, em primeira discussão, a proposta de inclusão do tema juventude na Lei Orgânica do Município (LOM), apelida pelo vereador como PEC da Juventude. É preciso aguardar dez dias para ocorrer uma segunda discussão e então se aprovada, ser promulgada as alterações na LOM.

”O projeto de emenda legislativa inclui juventude na Constituição Municipal. Nós vamos garantir agora direitos básicos, primeiramente de reconhecer o público jovem, que não era conhecido legalmente na LOM”. Júlio destaca que o jovem é o principal ativo da Capital cearense, já que representa um terço da população, o que significa cerca de 800 mil pessoas. ”Isso precisa ser enxergado, valorizado e colocado no centro de desenvolvimento de Fortaleza”, disse.

O vereador explicou que o País tem o problema histórico de não amparar os jovens. Ele comentou que nos anos 80 houve alto crescimento de natalidade, período conhecido como ”baby boom”. ”As leis de juventude no Brasil são recentes, no início dos anos 2000”. Vale destacar que somente em 2007 foi proposto na Câmara Federal, o termo juventude, para a Constituição Brasileira.

Sobre suas expectativas e realidades enfrentadas no primeiro período como vereador, Júlio classificou como ”desafiador”. ”Eu tive experiências no Executivo (…), e o Legislativo tem outra dinâmica, a sua própria dinâmica de trabalho, mais difusa, são 43 vereadores na Casa, legislação, burocracia, então eu estou me esforçando para estudar, entender e propor. Fico feliz que o que a gente propôs em campanha está sendo realizado. O que falo eu gosto de fazer, não me sinto confortável em não realizar o que eu prometi”, dissertou.

Histórico

Júlio Brizzi é advogado, ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), ex-coordenador da Associação dos Jovens Empresários (AJE Fortaleza). Fundador e ex-presidente do Conselho Estadual de Juventude do Ceará. Foi superintendente regional do Trabalho e Emprego no Ceará (2011-2013), sendo o mais jovem da história do órgão.

Foi também secretário executivo do Esporte do Ceará e secretário adjunto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará e militante das políticas públicas de juventude. Ex-secretário de Juventude na Prefeitura de Fortaleza, gestão Roberto Cláudio. Atual vereador, líder da Comissão de Cultura e Esporte.

Acompanhe na íntegra a entrevista feita por Letícia Caracas com o vereador Júlio Brizzi (PDT):