Salmito deve ser o presidente do colegiado. Por ser presidente da CCJ, Romeu Aldigueri, autor do requerimento, atuará apenas como membro titular. Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem por objetivo investigar eventuais irregularidades na administração de associações de policiais e bombeiros militares no Ceará, deve ter a composição completa de seus nomes divulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT).

No entanto, informações dão conta de que a presidência, vice-presidência e relatoria devem ficar sob o comando de pedetistas e petistas.

O PDT, maior partido da Casa Legislativa, indicou Salmito Filho, Marcos Sobreira e Romeu Aldigueri como titulares, ficando na suplência Guilherme Landim, Oriel Nunes e Jeová Mota.

Salmito deve ser o presidente do colegiado e Marcos Sobreira o vice, o que só será confirmado após a eleição pelos membros da CPI.

Especulava-se que Romeu seria o nome a presidir o colegiado, já que foi o autor de pedido de instalação do colegiado. No entanto, por ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o parlamentar percebeu um certo impedimento para a função. Isso porque em uma eventual contestação do grupo, as ações da CPI seriam direcionadas para uma instância superior, que neste caso seria a CCJ.

De fato, o nome de Aldigueri sofre restrições para ser o presidente da CPI. Alguns deputados chegaram a dizer que não participariam da “CPI do Aldigueri”. Além disso a oposição e pessoas ligadas a integrantes das associações de policiais começaram a levantar informações mais detalhadas sobre a vida política e pessoal do parlamentar, o que gerou preocupação entre alguns dos seus correligionários.

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve indicar Elmano de Freitas para a titularidade e Guilherme Sampaio como suplente. Elmano tende a ser escolhido pelo grupo como o relator da CPI. A oposição participará do colegiado com Soldado Noélio (PROS) na titularidade e Delegado Cavalcante (PTB) na suplência.

PSB deve participar do colegiado com o deputado Nizo Costa, e o PCdoB deve indicar Augusta Brito como representante. Na semana passada, o Progressistas (PP) desistiu de apresentar um nome à CPI, questão que ainda na tarde desta segunda-feira (23) estava sendo resolvida pela Mesa Diretora.

O MDB indicou Davi do Raimundão como titular e Edilardo Eufrásio como suplente.