Senador Cid Gomes (PDT/CE) participando da sessão do Senado via internet. Foto: Ascom/Senado.

O senador Cid Gomes (PDT-CE) apoiou a convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar esclarecimentos sobre suas declarações contrárias à inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência.

O senador considera incompreensível a posição do ministro e votou favorável ao requerimento de convocação apresentado pelo seu colega Weverton (PDT-MA) nesta terça-feira (17).

Durante entrevista à TV Brasil, o ministro Milton Ribeiro afirmou que estudantes com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros alunos.

“É incompreensível a postura desse cidadão que nega algo que é reconhecido no mundo inteiro como o melhor caminho, que é a inclusão. Portanto, absolutamente bem-vinda a iniciativa do senador Weverton de pedir a convocação desse senhor para que ele desdiga o que disse ou que siga outro caminho. Ministério da educação não é lugar para quem pensa da forma como esse cidadão pensa”, defendeu Cid.

Prioridade

Cid Gomes aproveitou ainda para orientar a bancada do PDT a aprovar o projeto de Lei que concede prioridade às crianças e adolescentes com deficiência nas matrículas em creches, pré-escolas, instituições públicas do ensino fundamental ou médio.

De autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), a proposta foi relatada pelo senador Romário (PL-RJ). Aprovada por ampla maioria, segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Da assessoria do senador.