Além dos colaboradores que estiveram nas Zonas Eleitorais, equipes do TRE-CE ficaram de prontidão na sede do Tribunal. Foto: TRE.

No último domingo (1º/8), cerca de 57 mil eleitoras(es) cearenses foram às urnas para escolher os novos prefeitos e vices dos municípios de Martinópole (25° Zona Eleitoral), Missão Velha (16ª Zona Eleitoral) e Pedra Branca (59ª Zona Eleitoral).

Nas eleições suplementares dos três municípios, mais de 2.000 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral: mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), e policiais. Ressalta-se que a votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais das três cidades.

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, fez um balanço do dia de votação: “Quero deixar meu agradecimento para todas e todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso das eleições suplementares nos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. Estamos seguros que nos pleitos foram tomadas medidas em conformidade com os protocolos sanitários para garantir a saúde do eleitorado e do apoio”.

O desembargador destacou também a importância da contribuição de todos(as) os(as) envolvidos no pleito: “Mesárias, mesários, auxiliares de eleição e todas as equipes de magistrados(as), promotores(as) eleitorais, servidores(as) dos cartórios, colaboradores(as) de unidades da sede do Tribunal, na forma remota ou presencial, trabalharam em conjunto, para entregar à sociedade eleições limpas, transparentes e seguras. Externo também meus sinceros agradecimentos para os efetivos da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros dos três municípios e dos destacamentos de outras cidades que atuaram neste domingo. Na nossa avaliação, foram poucas as ocorrências, tanto do lado técnico como também com relação a crimes eleitorais que chegaram ao nosso conhecimento através dos cartórios”.

Sobre as eleições, o presidente em exercício e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos destacou: “As atuais circunstâncias sanitárias impuseram ao TRE-CE o desafio de garantir a plena realização do processo eleitoral em Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca sem perder de vista os cuidados necessários para a garantia da saúde dos eleitores e de todos os servidores que trabalharam arduamente no pleito. Em especial, gostaria de destacar os servidores das Zonas Eleitorais envolvidas, as forças de segurança, que garantiram a tranquilidade necessária para a ordem dos trabalhos, o suporte das autoridades e servidores que se deslocaram para o interior, a quem cumprimento na pessoa do Des. Inácio de Alencar Cortez Neto, presidente deste Tribunal, que esteve presencialmente, em Missão Velha”.

O corregedor e presidente em exercício acompanhou, em Fortaleza, o pleito, atento às ocorrências dos municípios e em constante contato com os servidores(as) que trabalharam em regime de plantão na sede do TRE-CE nesta capital.

Candidatos eleitos

A apuração e a totalização dos votos foram realizadas nas sedes das Zonas Eleitorais de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) puderam ser acompanhados por eleitoras e eleitores dos três municípios, por meio do site resultados.tse.jus.br e do aplicativo Resultados (iOS e Android).

A totalização em Martinópole foi encerrada às 19:02. Em Missão Velha e Pedra Branca, os resultados das apurações foram concluídos, respectivamente, às 19:30 e às 19:45.

Martinópole

O candidato eleito no município de Martinópole foi Francisco Ediberto de Souza (nome na urna: Betão do James Bel) do Partido Progressistas, com 4.297 votos (50,58% dos votos válidos). O seu vice é Filipão. A decisão foi acirrada, já que o candidato Junior Fontenele (PL), obteve 4.199 votos, com a porcentagem de 49,42% dos votos válidos.

Missão Velha

Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho (nome na urna: Dr. Lorim), com 11.994 votos (52,84% dos votos válidos), foi eleito prefeito de Missão Velha pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O vice é o vereador Rodrigues Roberto. A candidata Fitinha (PT) recebeu 10.703 votos (47,16%) mas não conseguiu se eleger no município.

Pedra Branca

O candidato Matheus Pereira Mendes (nome na urna: Matheus Góis) do Partido Social Democrático (PSD) foi eleito prefeito de Pedra Branca com 13.060 votos (54,38% dos votos válidos).O vice é David Melo. Góis derrotou Padre Antônio (PDT) que obteve 10.955 votos (45,62%).

Abstenção

Dos 9.347 eleitores(as) de Martinópole, 8.657 compareceram às urnas. O município teve um percentual de abstenção (7,39%) menor do que o nas Eleições 2020 (8,44%). Em Missão Velha, o índice de abstenção foi de 14,41% (3.978 eleitores[as] faltosos[as]). Dos 27.602 eleitores(as) da cidade, 23.624 votaram neste domingo. Em 2020, o percentual de abstenção no município foi de 13,11%. Pedra Branca registrou um percentual de abstenção de 22,23%, maior dentre as três cidades na eleição suplementar de 2021. Nas eleições de 2020, esse percentual foi de 18,65%. Dos 32.063 eleitores(as) da cidade, 24.937 compareceram às urnas.

Ocorrências

Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, destaca-se que os pleitos ocorreram com tranquilidade, tendo sido registrado apenas uma troca de urna no município de Pedra Branca. Neste município, chegaram ao conhecimento do cartório ocorrências de derrame de santinhos e de propaganda irregular nas redes. Nas demais cidades, não existiram ocorrências com urna ou de crimes eleitorais.

Justificativas

Eleitoras e eleitores dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca que estavam fora do seu domicílio eleitoral justificaram a ausência no pleito, por meio do aplicativo e-Título ou do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível na página do TSE.

Nas eleições suplementares dos três municípios, foram contabilizados, através do e-Título, 237 registros de justificativas neste domingo, sendo 16 em Martinópole, 67 em Missão Velha e 156 em Pedra Branca.

O Disque Eleitor esteve à disposição, antes do pleito, de segunda a sexta, das 7h às 13h; e, no dia das eleições das três cidades, das 7h às 17h. Por meio do serviço, neste domingo, cidadãs e cidadãos puderam consultar informações sobre o título, local de votação e seção eleitoral, situação eleitoral, além de conhecer as medidas sanitárias estabelecidas para uma votação segura.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.