Missão do Delegado Cavalcante é transformar todas as Comissões Provisórias em colegiados alinhados com as pautas do presidente Bolsonaro. Foto: Miguel Martins.

O deputado estadual Delegado Cavalcante, presidente do PTB no Ceará, recebeu a missão de tornar todas as Comissões Provisórias do partido no Estado alinhadas com o novo estatuto partidário e com as ações do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o parlamentar, dos 96 colegiados municipais em atividade, somente 20 foram modificados e atendem ao que ele chama de “pautas conservadoras”. A maioria, por enquanto, ainda é aliada dos irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT) e do governador Camilo Santana (PT).

Dentre os aliados dos Ferreira Gomes está o deputado federal Pedro Bezerra, que só tende a deixar os quadros do partido durante a “janela partidária”, no mês de março do próximo ano.

No entanto, Delegado Cavalcante afirmou ao Blog do Edison Silva que está buscando, junto à presidência nacional, conceder cartas de anuência para que algumas lideranças tenham a liberdade de deixar o partido.

Cavalcante, assim como Bezerra, pretende se candidatar a uma das 22 vagas na Câmara Federal, e tentará se consolidar como o principal quadro do partido para o cargo de deputado federal em 2022. “Não queremos confusão com ninguém. Estou articulando com o Roberto Jefferson para darmos cartas de anuência para que esse pessoal saia do partido. Eles fazem outro tipo de política. Nós tínhamos 96 Comissões Provisórias, todas ligadas aos Ferreira Gomes e ao governador Camilo, e temos agora 20 que estão ligadas ao nosso estatuto, ao presidente Bolsonaro e à direita”, revelou.

De acordo com ele, a partir de seu ingresso no partido, a base de apoio no Ceará passará a se alinhar como presidente Jair Bolsonaro. “Os bolsonaristas estão se agrupando nesse partido. As metas são todas de direita, são conservadoras. Pessoas da nova política e que apoiem o presidente Bolsonaro e seus projetos. Esse partido está muito bem aceito no Ceará”.

A meta do PTB para 2022 é aumentar sua participação na Assembleia Legislativa. Atualmente, além de Cavalcante, também está filiado ao partido o suplente de deputado Delegado Diego Barreto, que faz parte da base governista de Camilo Santana. O partido deve apoiar uma eventual candidatura de Capitão Wagner (PROS) ao Governo do Estado.

“Nossa pretensão é ser candidato a deputado federal. Vamos formar uma chapa forte, com pretensos candidatos a deputado federal e estadual. Nosso partido é o único partido conservador, de direita, com regimento e estatuto. O Aliança (pelo Brasil) ainda não foi formado. O único partido que se alinha com a ideologia do presidente da República é o Partido Trabalhista Brasileira”, enfatizou Cavalcante.

Deputado Delegado Cavalcante comenta a situação do PTB no Estado: