Última sessão antes do recesso foi realizada nesta quinta-feira (15). Trabalhos serão retomados no início de agosto. Foto: ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão (PDT), durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (15), fez um balanço das principais ações do Legislativo cearense destacando o fortalecimento das ações do Parlamento durante mais um semestre enfrentando a pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele, o trabalho realizado pelos parlamentares ocorre para além das dependências do Plenário 13 de Maio, como em debates nas comissões temáticas e em visitas aos municípios do Estado.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo, durante o recesso parlamentar, de 18 de julho a 1º de agosto, ele e outros deputados devem escolher dentre as 14 macrorregiões do Estado, algumas cidades em que a Casa divulgará as ações do Pacto Contra o Coronavírus.

“Serão 14 municípios e lá iremos divulgar o Pacto Contra o Coronavírus, pedindo a sensibilidade da população cearense para que possamos, juntos, combater esse vírus. A pandemia não acabou e temos que ficar atentos para que as pessoas mantenham os cuidados necessários”, anunciou.

Durante sua fala, Leitão destacou o empenho dos servidores da Casa Legislativa, dizendo que a maioria se dedica a entregar o melhor trabalho. Ainda de acordo com ele, é preciso quebrar o paradigma de que a Casa é distante da população e mostrar para a sociedade o que cada um dos 46 parlamentares faz no Parlamento cearense. “Muitas vezes chegam aqui 3 horas, 4 horas da manhã e saem 3 horas, 4 horas da tarde, trabalhando, muitas vezes, de domingo a domingo. O nosso trabalho não se resume a esse plenário. Existe trabalho nas comissões, in loco nos municípios. O trabalho não pode parar”.

Veja trecho do pronunciamento do presidente da Assembleia:

O parlamentar também alertou seus pares sobre o momento político-eleitoral que se aproxima e solicitou que seus pares mantenham o respeito e que o foco do trabalho nos próximos meses seja o bem-estar da população cearense. “Peço a compreensão de cada um de vocês para que o ambiente político, apesar de essa Casa ser uma Casa política… Que possam separar um pouco, que possamos estar discutindo em alto nível para que a população nos veja dessa forma. Tenho absoluta certeza que cada um que está aqui trabalha em prol dos 9 milhões de cearenses”.

Todos os deputados presentes apartearam a fala de Evandro para destacar sua atuação como presidente da Casa, ressaltando sua atenção aos pleitos que lhes eram encaminhados e em especial o apoio dado aos dirigentes das Comissões Técnicas e aos parlamentares que estão à frente dos órgão que prestam serviços à população.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) elogiou a disposição de Evandro Leitão em ajudar a causa das mulheres. Veja:

Produção Legislativa

Em relação à produção legislativa, o presidente da AL destacou que foram realizadas 92 sessões plenárias ao longo do semestre, sendo 31 sessões deliberativas extraordinárias remotas, com a aprovação de 591 proposições, até a semana passada. Dentre elas, 498 projetos de deputados e 93 matérias oriundas do Poder Executivo.