Projeto de Guilherme Sampaio, que pune quem furar fila da vacina, tramita desde fevereiro na Câmara Municipal. Foto: Reprodução/Youtube.

Autor de requerimento para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os chamados “fura-fila” da vacinação em Fortaleza, o vereador Julierme Sena (PROS) informou ao Blog do Edison Silva que já conseguiu as assinaturas de dez vereadores, faltando ainda cinco para que a proposta esteja apta para ser apresentada.

No entanto, ele aguarda reunião com membros do Partido dos Trabalhadores (PT), a fim de conseguir o apoio dos petistas para início das investigações na Câmara Municipal de Fortaleza.

O estopim para que parlamentares iniciassem o processo de investigação foi o fato de a esposa do cantor de forró Wesley Safadão, a modelo Thyane Dantas, ter se vacinado sem estar sequer cadastrada para receber a imunização. O Ministério Público Estadual e a Secretaria Municipal de Saúde já estão investigando o caso, que repercutiu nacionalmente entre os meios de comunicação.

Uma semana após sugerirem a CPI, os opositores teriam conseguido o apoio de dez parlamentares da Casa Legislativa, faltando ainda cinco para que a proposta inicie tramitação. Julierme Sena afirmou ao Blog que deve “bater um papo com o pessoal do PT”. No entanto, informações preliminares dão conta que os três membros da legenda não devem assinar o requerimento.

O vereador Guilherme Sampaio disse que não foi procurado para tratar da resposta. No entanto, destacou que possui um projeto de Lei, tramitando de forma lenta na Casa, exatamente prevendo punições exemplares para as pessoas que passam a furar fila durante o programa de imunização em Fortaleza.

Outros dois opositores ao Governo Sarto na Casa são Gabriel Aguiar e Adriana Nossa Cara, ambos do PSOL. Os parlamentares, porém, evitam estar alinhados com os autores da proposta de CPI, idealizada por vereadores do PROS.

O requerimento de CPI tem por finalidade a apuração e investigação de denúncias de desrespeito a ordem de prioridade do plano nacional de vacinação contra a Covid-19. A propositura foi idealizada pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Julierme Sena, e contou com as subscrições do líder da oposição, Márcio Martins (PROS), e do Inspetor Alberto (PROS).

Dentre as punições apontadas pelos autores do pedido de CPI, para entes públicos que estejam envolvidos nesses casos de “fura-fila”, estão: ação de improbidade ou até criminal, crime de corrupção, abuso de autoridade, multas, entre outros. Segundo o requerimento apresentado, existem mais de 100 denúncias de pessoas que furaram a fila para imunização, sendo investigadas pelo Ministério Público e Ministério Público Federal.