Lançamento ocorreu nesta segunda-feira (14/6) com a presença da deputada Augusta Brito (PCdoB) e do presidente, Evandro Leitão (PDT). Foto: José Leomar/ALECE.

A Assembleia Legislativa do Ceará lançou nesta segunda-feira (14/6) a nova ferramenta Zap Delas da Procuradoria Especial da Mulher. O canal de comunicação direta por meio de aplicativo de mensagens é destinado ao atendimento de mulheres em situação de violência no Ceará. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o número (85) 99814-0754. 

“É uma forma de olharmos para a nossa sociedade e em especial para a mulher, trazendo sensibilidade e empatia ao Parlamento. E as mulheres que sofreram algum tipo de violência, podem ter a mão do estado, do Poder Legislativo, para que a gente possa recepcioná-las com atenção e dar o devido encaminhamento, jurídico e psicossocial. E que elas possam se sentir acolhidas”, destacou o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT).

A Procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), destaca que será possível agendar atendimento jurídico e psicossocial na Procuradoria Especial da Mulher e receber informações sobre os demais equipamentos da Rede de Acolhimento e Enfrentamento à Violência contra a mulher no estado. “Esse é um instrumento que facilita a comunicação com as mulheres que procuram ajuda. Elas podem fazer agendamento para atendimento com a equipe técnica da Procuradoria Especial da Mulher. A pandemia fez a gente se reinventar e com o Zap Delas vamos possibilitar que a mulher tenha o acesso mais fácil e rápido às informações, não só os agendamentos e atendimento humanizado, mas também o encaminhamento, se preciso, aos órgão competentes”, explicou.

A técnica da Procuradoria e uma das administradoras do Zap Delas, Ingrid Silva, considera a novidade um avanço entre as ações do órgão, e informa que o projeto é pensado, organizado e coordenado por uma equipe técnica multidisciplinar, que conta com psicólogos, assistentes sociais, advogadas, entre outros profissionais. “A equipe recebeu treinamento especializado voltado para o atendimento humanizado desse tipo de demanda, de forma que estamos preparadas para oferecer um atendimento de qualidade e resolutivo para as mulheres que necessitarem desse serviço”, acrescentou.