Ana Paula apresentou três emendas ao projeto original, demandadas pelo Sindiguardas. Foto: CMFor.

Durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (17), a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) defendeu mudanças no projeto do Poder Executivo que versa sobre critérios de desempate para promoção de servidores da Guarda Municipal.

A parlamentar destacou que os profissionais da área estão aguardando promoções desde o ano passado e alguns deles não são contemplados com a proposta original encaminhada pela Prefeitura para a Casa Legislativa.

Ana Paula é esposa do ex-vereador Márcio Cruz, diretor do Sindiguardas e que esteve presente à reunião da Comissão Mista de Constituição e Serviços Públicos, para cobrar que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas. A proposta não foi votada pois vereadores solicitaram vista da matéria, que deve ser apreciada nas próximas semanas nos colegiados e em plenário.

“Desde que uma pessoa se submete a um concurso público, ela se submete a passar na prova, ser inclusa nos quadros da instituição e almeja promoção. Todo mundo adentra na perspectiva de ser promovido. Isso dentro do plano de cargos e carreiras e salários, que traz critérios para essa promoção”, disse a parlamentar.

Ela lembrou que no ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Fortaleza não realizou o curso para subinspetor. De lá para cá, movimentações foram realizadas pelo Sindiguardas, para que tais promoções ocorressem. Ana Paula apresentou três emendas, uma delas garantindo ganho retroativo para os profissionais, a partir de julho e outras duas versando sobre o percentual de servidores que ficarão de fora da promoção.

“Estou falando de seis servidores que seriam promovidos a inspetor e outros 135 ao cargo de subinspetor. São 141 pai e mães de família que ficarão de fora dessa promoção. Os critérios da matéria retiram o direito desses trabalhadores da Guarda Municipal”, disse. De acordo com ela, por ainda estar tramitando nas comissões, ainda há tempo para sensibilizar o prefeito Sarto para atender a demanda dos guardas municipais de Fortaleza.

No início do ano, Enfermeira Ana Paula esteve à frente das críticas ao Governo Municipal por conta da proposta da Reforma da Previdência encaminhada para a Casa Legislativa. Apesar de fazer parte da base governista, a parlamentar tem atuado de forma independente, principalmente, no que diz respeito às pautas que versam sobre direito dos servidores públicos.

De acordo com Enfermeira Ana Paula, enquanto a Enfermagem de Fortaleza, com um quadro de 32 mil profissionais, perdeu 15 funcionários para a Covid-19. Na Guarda Municipal, com 2 mil agentes, o número de mortos chega a 30. “De forma muito respeitosa nesta Casa, chamo atenção para o líder Gardel entrar em acordo com a relação que a gente tem para que o prefeito possa reconhecer, já nessa promoção, o que os guardas merecem. A gente pode avançar nessa pauta e garantir a promoção desses servidores que ainda estão de fora”, apelou.