Wagner anunciou pré-candidatura ao Governo do Estado durante evento no Município de Acopiara. Foto: Divulgação.

No próximo dia 1º de agosto termina o período da gestão do deputado federal Heitor Freire à frente do comando do Partido Social Liberal (PSL) no Ceará.

Em seu lugar, deve assumir alguém do grupo político ligado ao também deputado federal Capitão Wagner, atualmente, no PROS. Dessa forma, Wagner, que é pré-candidato ao Governo do Estado, passará, também, a comandar a sigla.

Nenhum membro do grupo de Wagner com mandato eletivo, se filiará, neste momento, ao PSL, aguardando a “janela partidária”, que se abrirá somente em março do próximo ano, e permanecerá vigorando até abril de 2022. Durante este período, a principal liderança de oposição no Estado assumirá o comando de uma sigla mais robusta, com capacidade financeira de fortalecer seu projeto político local.

Há duas semanas, conforme o Blog do Edison Silva adiantou, Capitão Wagner se apresentou como pré-candidato ao Governo do Estado em movimento que fez pelo Interior do Estado, na cidade de Acopiara. O Blog também destacou a possibilidade de ingresso do parlamentar na agremiação liberal, o que deve acontecer, oficialmente, somente em 2022.

Conforme dissemos, Heitor Freire passará a comandar o PSL de Fortaleza, inclusive, já foi alçado ao posto, que desde as eleições do ano passado havia sido dado ao vereador Marcelo Lemos. O vereador passou para a vice-presidência, onde deve permanecer nos próximos anos. Lemos afirmou que, mesmo com ingresso do grupo político opositor no PSL, se manterá na base de apoio ao governo de Sarto (PDT) na Câmara Municipal.

Compromisso

Capitão Wagner aguarda o ingresso de todo o seu grupo político no PSL, além da filiação do prefeito Roberto Pessoa, da deputada estadual Fernanda Pessoa, deputado federal Danilo Forte, do ex-prefeito Firmo Camurça, todos no PSDB; deputada estadual Dra. Silvana e deputado federal Dr Jaziel, atualmente, no PL.

São aliados do deputado federal Capitão Wagner os vereadores de Fortaleza: Sargento Reginauro, Márcio Martins, Julierme Sena, Inspetor Alberto; e os deputados estaduais Tony Brito, Soldado Noélio e os federais Vaidon Oliveira, todos do PROS; além de Heitor Freire (PSL).

O grupo deve contar, ainda, com o apoio dos vereadores de Fortaleza Priscila Costa (PSC), Carmelo Neto (Republicanos) e do deputado estadual André Fernandes (Republicanos).

Por decidir ingressar no PSL, em detrimento ao Republicanos, Wagner não deve ter mais a sigla comanda por Ronaldo Martins alinhada com suas metas para 2022. Martins e o deputado estadual David Durand não estarão no grupo. Mas não havia, antecipadamente, qualquer compromisso eleitoral do deputado federal com a sigla no Estado.