O público-alvo são mulheres interessadas em conhecer e participar mais ativamente do ambiente político brasileiro. Foto: Reprodução.

A prorrogação, até 31 de dezembro de 2022, do Projeto-Piloto Mais Mulheres no Poder, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (07/6).

A Portaria 1.794/2021, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, altera publicação anterior para estender o prazo.

Instituído pela Portaria 2.027/2020, o Projeto-Piloto Mais Mulheres no Poder, é uma estratégia de conscientização sobre a participação política das mulheres em cargos eletivos, de poder e de decisão, bem como o pleno exercício da democracia representativa e participativa, que tem como público-alvo mulheres interessadas em conhecer e participar mais ativamente do ambiente político brasileiro.

São objetivos do projeto:

1) Estimular a participação política, democrática e igualitária das mulheres nos espaços de poder e decisão.
2) Promover e fortalecer o conceito de cidadania participativa no sistema democrático igualitário por meio do debate sobre o papel da mulher nos espaços políticos e de lideranças.
3) Estimular a participação de mulheres nas instâncias decisórias das entidades representativas de classe, iniciativa privada e movimentos sociais da sociedade civil organizada.
4) Incentivar a promoção de políticas de combate a todas as formas de violência política e social contra a mulher.

Mulheres nas eleições 2020

As eleições municipais de 2020 representaram mais um avanço na participação das mulheres nos espaços de poder. Em relação ao número de eleitas em 2016, as mulheres conquistaram um aumento de 11,47% de eleitas no Executivo municipal para 12,2%. No Legislativo, o salto foi de 13,5% em 2016 para 16%. Ambas representam os maiores percentuais de mulheres eleitas.

O Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) – encabeçado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – foi criado com o propósito de fortalecer a presença da mulher no municipalismo brasileiro.

Fonte: Agência CNM de Notícias.