Discussão do requerimento ocorreu durante a Ordem do Dia da sessão. Foto: Reprodução/Youtube.

A Câmara Municipal de Fortaleza rejeitou, na tarde desta quinta-feira (20), requerimento de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), se congratulando com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelos seus 32 anos de fundação. A Casa Legislativa, mais uma vez, se posicionou contrária a uma pauta considerada por alguns vereadores como ideológica, um dia após também votar contra votos de aplausos ao jornalista americano, Gelnn Greenwald.

As duas matérias são de autoria de vereadores do Partido dos Trabalhadores, tendo a solicitação de votos a Greenwald o líder da legenda, Ronivaldo Maia, como autor. A proposta de Ronivaldo foi rejeitada por 19 parlamentares, contra 16 que se posicionaram favoráveis. Já os votos ao MST obteve 14 votos favoráveis e 19 contrários, com duas abstenções.

Após intenso embate, vereadores de Fortaleza rejeitam moção de congratulações ao jornalista Glenn Greenwald

A bancada conservadora da Câmara Municipal atuou para derrotar o projeto, acusando o Movimento dos Sem Terra de “terrorismo”. Priscila Costa (PSC), Carmelo Neto (Republicanos), Inspetor Alberto (PROS), Ronaldo Martins (Republicanos), Jorge Pinheiro (PSDB), Márcio Martins (PROS) e Sargento Reginauro (PROS) fizeram encaminhamentos contrários à proposta da vereadora petista.

Alguns vereadores do PDT e PSB, a exemplo do que aconteceu na votação do requerimento em homenagem ao jornalista Glenn Greenwald, também reforçaram o voto dos conservadores da Casa contra a solicitação feita.

Durante a discussão, a autora da proposta, Larissa Gaspar, ressaltou a importância da luta do MST pela preservação ambiental e reforma latifundiária. Carmelo Neto, por outro lado, afirmou que o movimento deveria ser considerado “terrorista”. Membros do PT, PSOL, PSB e o líder do PDT, Júlio Brizzi, encaminharam votos favoráveis, mas, mais uma vez, foram derrotados.

Frases

“A gente tem o Governo Federal atrapalhando a gestão da pandemia, e o MST vem trabalhando em algo fundamental que é o combate à fome”Gabriel Aguiar

“O MST prestou solidariedade ao grupo terrorista Hamas. O MST é terrorista”Priscila Costa

“Tenho certeza que a maioria dos meus eleitores não concordaria se eu desse voto favorável” – Márcio Martins

“Só tem dois remédios: ou é bala ou vai tudinho para fora do País” Inspetor Alberto

“O fato de eles terem diversos projetos bacanas, bons, sociais, não dá o direito de praticarem algo que é errado” Jorge Pinheiro

“O requerimento não é parabenizando invasão, mas a criação do movimento de homens e mulheres que se juntaram e foram à luta para assentar o homem do campo” Didi Mangueira

“Comparar o movimento social com a facção, que é as Farc, me desculpe, mas é um absurdo”Léo Couto