Guilherme Sampaio ressalta a responsabilidade com a coisa pública nas ações do Governo do Estado. Foto: CMFor.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) destacou o empenho do governador Camilo Santana no combate à pandemia do novo coronavírus no Ceará. De acordo com ele, as ações do chefe do Poder Executivo têm feito com que ele seja reconhecido como um dos políticos com maior responsabilidade com a coisa pública.

Guilherme mencionou, por exemplo, o arquivamento de processo instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra aquisição de respiradores pelo Governo do Estado do Ceará.

Segundo o parlamentar, no que diz respeito ao enfrentamento da crise da Covid-19, o governador Camilo tem tido o melhor desempenho entre os chefes de Executivo do Brasil, principalmente, no que diz respeito às medidas para minorar os efeitos da pandemia na vida dos cidadãos.

O parlamentar lembrou que o Governo do Estado adquiriu 3 mil novos leitos de enfermaria e mil de UTIs, além de ter buscado acelerar o processo de vacinação.

“O Ceará já é o primeiro do Nordeste em vacinação, a despeito de toda a dificuldade e negligência do Governo Federal. O governador tem conseguido auxílio para a população, cesta básica, pagamento de água e luz, auxílio para profissionais de bares e restaurantes, chips e tablets para alunos, além do auxílio catador”, lembrou o petista.

Para Sampaio, além das diversas medidas adotadas, o governador também tem tido uma postura diante da sociedade e instituições que são refletidas no sucesso das ações do Governo, com integração de diversos órgãos que compõem o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 no Ceará. “Desde o Tribunal de Justiça ao Ministério Público, passando por secretarias, organismos técnicos. Esse ambiente de colaboração e responsabilidade coletiva é fundamental para dar estabilidade às decisões que precisam ser tomadas no âmbito da pandemia”, disse.

De acordo com o petista, isso faz com que o governador seja reconhecido como o chefe do Poder Executivo com maior alcance nas redes sociais entre os governadores brasileiros, “se comunicando de forma clara, trazendo para si a responsabilidade de conduzir os problemas que se colocam na sociedade. Por tudo isso, reconheço ele como referência e líder no combate à pandemia”.

Respiradores

Outro ponto apresentado pelo vereador é a correção no trato da coisa pública. Ele lembrou que o Ministério Público Federal arquivou denúncias e processos que visavam investigar irregularidades na aquisição de respiradores. “Não há indícios de irregularidades nessa aquisição. Essa correção compõe uma atitude que espero que deva ser espelho nosso, das pessoas públicas”, frisou.

Guilherme se referia à informação de que o MPF arquivou procedimento instaurado para apurar supostas irregularidades na aquisição de respiradores pelo Governo do Estado do Ceará, por meio de contratos com a empresa China Meheco Corporation. As investigações não constataram irregularidades que se configuram ato de improbidade administrativa.