Imagem mostrada pelo Inspetor Alberto. Foto: Reprodução/YouTube/CMFor.

Vereador Inspetor Alberto (PROS), durante a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Fortaleza, prestou apoio ao blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso pela Polícia Federal na Operação Lume, em julho de 2020, por participação e financiamento de organizações que manifestavam pautas antidemocráticas, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

A fala se deu durante votação do Requerimento 2906/2021, do vereador Ronivaldo Maia (PT), que propunha moção de congratulação e aplauso ao jornalista e escritor Glenn Edward Greenwald, destacado por sua atuação no site The Intercept Brasil. O proposta foi rejeitada por maioria de votos.

“Já que eles [bancada do PT] defendem os jornalistas, esse pessoal aí são dois pesos e duas medidas. Este é um jornalista algemado, que foi torturado dentro de um presídio porque fez denúncias. E hoje querem dar moção a um jornalista ‘bandido’ e denunciado pelo Ministério Público Federal. Eustáquio foi preso por um partido de esquerda, o STF”, narrou o republicano.

Alberto questionou sobre a falta de apoio à Eustáquio, que, para ele, “falava a verdade” e é brasileiro, diferentemente de Greenwald que é norte-americano e veio “fazer inferno no Brasil”.

O edil disse que Eustáquio foi torturado na prisão. Entretanto, a foto usada pelo vereador, foi tirada depois do blogueiro ter sido conduzido ao hospital após uma lesão na coluna na prisão.

Mais

Oswaldo Eustáquio, atualmente, está em prisão domiciliar, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, tomada dia 27 de janeiro passado.