Líder do governo, Júlio César Filho é o autor do projeto de Indicação. Foto: Assembleia Legislativa.

A criação do programa Wi-Fi Cidadão, através do projeto de Indicação nº 360/19, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará. Júlio César Filho (Cidadania) é o autor da proposição.

O projeto dispõe internet sem fio (Wi-Fi) gratuita para a população, oferecida em locais públicos onde se verifique grande movimentação de pessoas, como praças, paradas de ônibus, etc.

Por se tratar de projeto de Indicação e, portanto, uma sugestão, caso o Governo do Estado acate, a proposta deve ser enviada em forma de projeto de Lei para a apreciação dos parlamentares.

Explicativo

Segundo a proposição, o acesso ao Wi-Fi Cidadão deverá ser feito por meio de um aplicativo que poderá ser baixado pela própria rede, onde será preenchido um breve cadastro e, após a confirmação dos dados, o acesso será liberado.

O aplicativo será desenvolvido pelo Estado, e que durante o acesso poderá ser solicitado aos internautas que sejam respondidas enquetes simples sobre satisfação da população com os serviços públicos oferecidos.

Júlio, que é líder do governo na Assembleia, justifica o projeto de Indicação: “Queremos democratizar o acesso à internet que, atualmente, facilita a realização de diversas atividades, como transações bancárias, pagamentos de contas etc. O ambiente virtual se tornou ainda um espaço de entretenimento e de interação entre os amigos nas redes sociais”.

O parlamentar destaca ainda que o aplicativo visa avaliar a satisfação da população a respeito de diversos serviços públicos. “Espera-se que a solução desenvolvida ajude na obtenção de dados para permitir uma análise sistemática dos problemas relatados pela população, contribuindo para a construção de um planejamento de ações que atenda às demandas da sociedade cearense de forma ágil e eficaz, melhorando a confiança no Estado”, conclui.

Com informações da ALECE.