Governador Camilo Santana afirmou que até o momento foram aplicadas mais de 2 milhões de doses do imunizante. Foto: Divulgação.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na manhã deste sábado (01/5), a chegada de mais 267.350 doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com ele, serão 11.600 vacinas da Coronavac e 255.750 da Astrazeneca, enviadas pelo Governo Federal.

Os imunizantes chegam no momento em que o chefe do Poder Executivo estadual também anuncia novas medidas de flexibilização do isolamento social.

Até o momento foram 2.031.214 doses aplicadas no Estado, segundo informou Camilo Santana. Na semana que passou, os pontos de vacinação em Fortaleza estiveram lotados, com muitas pessoas não recebendo a segunda dose da Coronavac. “Seguimos lutando por mais vacina para nossos irmãos e irmãs cearenses”, disse Camilo.

Na noite de sexta-feira (30), ele anunciou novas medidas de flexibilização do decreto governamental sobre o isolamento social. A principal mudança anunciada diz respeito a abertura das atividades econômicas e comercias nos fins de semana, assim como de templos e igrejas. O novo decreto passa a ter validade a partir desta segunda-feira (03/5).

Nos fins de semana, o comércio de rua e os restaurantes funcionarão das 10h às 15h, e shoppings das 12h às 17h, além da permissão das atividades religiosas, com os mesmos percentuais de ocupação.

De segunda a sexta-feira permanecem as regras atuais: comércio de rua e restaurantes (10h às 16h) e shoppings (12h às 18h), sendo única mudança a permissão do atendimento presencial para café-da-manhã a partir de 6h em padarias, supermercados e congêneres, valendo também no fim de semana.

De acordo com o governador, houve melhoria dos indicadores de casos e óbitos na maioria do Estado, mas a situação ainda é de alerta. “É importante que aqueles municípios onde não houve redução mantenham medidas mais restritivas. Lembrando que é fundamental que a população continue tomando todos os cuidados, como evitar aglomerações e respeitar o uso da máscara, e que os estabelecimentos respeitem todos os protocolos para não haver retrocesso”, disse.

Decreto

De acordo com o decreto do Governo do Estado publicado neste sábado (01/5), as atividades nos fins de semana funcionarão da seguinte forma:

  • Comércio de rua e serviços, envolvendo estabelecimentos situados fora de shoppings, funcionarão de 10h às 15h, com limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes.
  • Shoppings, funcionarão, inclusive os restaurantes neles situados, de 12h às 17h, observada a 40% (quarenta por cento) da capacidade de atendimento simultâneo de clientes
  • Instituições religiosas poderão promover celebrações presenciais até as 17h.