Tony Brito e Soldado Noelio são representantes da categoria da segurança pública. Foto: Montagem/Blog do Edison Silva.

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (27) da Assembleia Legislativa do Ceará, deputados de oposição ao governador Camilo Santana (PT) reclamaram na lentidão na vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) para os profissionais da segurança pública.

O primeiro a demonstrar insatisfação foi o deputado Tony Brito (PROS), que também preside o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol/CE). O republicano pediu celeridade no processo de vacinação desse grupo que não suporta mais ver colegas policiais indo à óbito pela doença.

Ele pediu sensibilidade aos prefeitos cearenses para dar prioridade. “Não pode parar. A polícia é serviço essencial. O policial não pode se dar ao direito de ficar em home office. Tem que estar na linha de frente para combater o crime, muitas vezes, dentro de delegacias. Muitas vezes, o profissional está assintomático e acaba por contaminar sua família. Então, pedimos brevidade na vacinação”, suplicou.

Segundo Tony Brito, doze policiais já perderam suas vidas pela Covid-19. Entretanto, o neófito vê o esforço da classe política, seja no âmbito federal ou estadual, para ajudar no combate à enfermidade – ele agradeceu ao secretário Sandro Caron, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, pelo esforço. Por fim, o parlamentar considerou como uma “inversão de valores” a prioridade na vacinação para os presidiários, em detrimento dos agentes de segurança.

Em aparte à fala do republicano, Delegado Cavalcante (PSL) disse que governos de esquerda, fazendo referência ao governo de Camilo, nunca respeitaram as forças de segurança pública. Cavalcante criticou o salário e as condições de trabalho dos policiais civis no Ceará.

Soldado Noelio (PROS) também se pronunciou favorável à celeridade do processo de imunização. “Os policiais fazem contato físico com pessoas. Totalmente diferente do que a ciência pede, que é o distanciamento”, ressaltou. Noelio lembrou de um encontro com o deputado federal Capitão Wagner (PROS) para, em Brasília, conseguir agilizar a vacinação. Para o deputado, ocorre uma lentidão “exacerbada”, sem uma explicação.

Início

No último dia 11 de abril, os agentes de segurança que trabalham em Fortaleza, foram os primeiros a ser vacinados contra a Covid-19 no Estado.