Heitor Férrer teme que a vacina da UECE não avance por falta de investimento. Foto: Reprodução/Instagram.

O deputado estadual Heitor Férrer (SD) fez um apelo para que o Governo do Estado invista em ciência e tecnologia, principalmente em se tratando da pesquisa realizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE), que busca desenvolver uma vacina contra a Covid-19.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Férrer lembrou de uma pesquisa semelhante, desenvolvida no início da década passada, que buscava desenvolver uma vacina contra a Dengue. Sem apoio financeiro do Estado, afirma o parlamentar, a vacina acabou sem ser desenvolvida.

Heitor Férrer cita o responsável pela pesquisa atual, Dr. Ney de Carvalho Almeida, que afirma ser possível finalizar a pesquisa em 1 ano, caso haja apoio financeiro. “Sem dinheiro, só Deus sabe (quando sairá), pode ser até que não saia”, afirma o médico.

Heitor Férrer lembra que a Constituição Estadual, em seu artigo 258, determina que o Estado deverá investir pelo menos 2% de sua receita tributária em pesquisa científica e tecnológica.

“O Estado descumpre isso desde 2003, quando me elegi deputado, e todas as vezes eu voto contra as contas de governo, mesmo o Tribunal sugerindo aprovar. Eu voto contra porque o governo descumpre a Constituição do Ceará”, afirma o deputado.

“Governador, apoie esse projeto. É importante, porque nós não podemos continuar como se fosse uma carroça, sem ciência e tecnologia. O Ceará poderia hoje estar à frente de tudo isso, como a Pfizer/Biontech, como a AstraZeneca, como a CoronaVac, dando exemplo para o Brasil e para o mundo. Portanto, vamos incentivar a pesquisa em nosso estado”, solicitou.