Postagem de Ciro Gomes. Foto: Reprodução/Rede Social.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), publicou no último sábado (15), numa rede social, uma crítica ao Instituto de pesquisas DataFolha ao excluí-lo de uma simulação com o ex-presidente Lula (PT), num eventual segundo turno da Eleição Presidencial de 2022.
“Em uma análise que aponta, corretamente, que o PT deseja enfrentar Bolsonaro – e tão somente Bolsonaro – por sabê-lo frágil, o colunista Ascânio Seleme, de O Globo, comete um grave equívoco. Diz que a pesquisa DataFolha mostra que Lula “vence de lavada Dória e Ciro Gomes em um eventual segundo turno”. Sobre Dória, tudo bem. Houve simulação na pesquisa e Lula o vence.
Mas, curiosamente, o DataFolha não simulou um confronto meu com Lula. Por que não o fez? Por que não o faz?”, questionou Ciro.
Ciro Gomes aparece com 6% da intenção dos votos na resposta estimulada e com 1% na pesquisa espontânea. O cearense, num eventual segundo turno, hoje, venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – 48% x 36%.
Também em segundo turno, o mesmo Instituto retrata a vitória de Lula contra Jair Bolsonaro (sem partido): 55% x 32%; assim como contra o ex-ministro Sergio Moro – 53% x 33% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) – 57% x 21%.