Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, foi criada a Coalizão Parlamentar, para manter o trabalho de fiscalização realizado pela comissão externa. Ao longo do ano passado, o grupo enviou 40 recomendações ao MEC. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Nesta quarta-feira (19), às 13h30, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação (MEC) reúne-se para apresentação do plano de trabalho da relatora, deputada Tabata Amaral (PDT-SP).

Também está na pauta da reunião a votação de requerimentos. O colegiado é coordenado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES).

Histórico

A Comissão Externa foi criada em abril de 2019, a partir de requerimento assinado por 50 deputados de diversos partidos, e realizou várias audiências públicas e visitas técnicas para avaliar os planos e as metodologias do Ministério da Educação.

Ao final daquele ano, o colegiado aprovou relatório apontando uma série de problemas em diferentes áreas do ministério, com sugestões ao MEC e recomendações ao Congresso Nacional.

Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, foi criada a Coalizão Parlamentar, para manter o trabalho de fiscalização realizado pela comissão externa. Ao longo do ano passado, o grupo enviou 40 recomendações ao MEC e articulou nove emendas a um projeto (PLN 30/20) de crédito orçamentário extra.

No início deste ano, os deputados que integram a comissão externa e a Frente Parlamentar Mista da Educação entregaram uma carta aos candidatos à presidência da Câmara Federal, pedindo prioridade na votação de projetos de lei da área educacional. As proposições foram divididas em cinco grupos: medidas educacionais de urgência, a fim de mitigar os efeitos da pandemia; governança e orçamento; educação profissional, científica e tecnológica; formação

Fonte: Câmara dos Deputados