Projeto foi proposto pelo vereador Gardel Rolim. Foto: CMFor.

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto que cria o Plano de Capacitação Permanente para Profissionais da Saúde para Diagnosticar e Tratar Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta, de autoria do vereador Gardel Rolim (PDT), também versa sobre outras doenças raras e tem como objetivo utilizar-se de um instrumento de planejamento estratégico destinado ao aperfeiçoamento permanente e valorização daqueles que atuam no acolhimento de pessoas com síndromes especiais.

Dentre as finalidades do Plano está a formulação e implementação de políticas públicas, elaboração e acompanhamento de projetos, com objetivo de melhorar o serviço público, antecipar o diagnóstico de síndromes especiais, promover o bem-estar e minimizar os efeitos na vida dos pacientes.

Este projeto faz parte de uma série de propostas apresentadas pelos parlamentares de Fortaleza em alusão ao Abril Azul.

O público-alvo da matéria são: médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde que possam interferir na antecipação do diagnóstico de doenças raras e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com o autor, o conhecimento precoce pode influenciar diretamente no tratamento de pessoas autistas, “melhorando a resposta aos estímulos, o que pode fazer toda a diferença na interação do indivíduo com a sociedade”.