Deputado criticou os maus exemplos do presidente da República. Foto: Reprodução/Twitter.

O culpado por isso tem nome, endereço e CPF: a irresponsabilidade do presidente da República“. A frase foi proferida pelo deputado/suplente Odorico Monteiro (PSB), durante pronunciamento na sessão da Câmara Federal. De acordo com o pessebista, o presidente Bolsonaro tem dado péssimo exemplo para a população e negado todo dia seu papel como estadista.

O suplente Odorico está no exercício do mandato por causa da licença do deputado Denis Bezerra (PSB) por 12o dias.

Odorico destacou a importância da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado Federal, e parabenizou o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco, por ter acatado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de mandar dar início aos trabalhos do colegiado. “Esse País tem que preservar essa democracia, que é muito jovem. Tem que preservar o Estado Democrático de Direito. O País tem que entender a complexidade do momento em que estamos vivendo”, disse.

Na avaliação de Odorico Monteiro, que é médico, até julho o Brasil chegará a 500 mil mortos em decorrência da Covid-19. Ele relatou ter perdido dois parentes para a doença, tendo um terceiro em estado grave no hospital. “O culpado por isso tem nome, endereço e CPF: a irresponsabilidade do presidente da República, como ele tem tratado essa pandemia. Um negacionismo sem precedentes, uma postura de péssimos exemplos o tempo todo”.

Segundo ele, a população espera do presidente bons exemplos, que ele oriente a população e entenda seu papel como gestor. Em sua avaliação, Jair Bolsonaro vai exatamente na contramão do cargo que ocupa. “Esse senhor todo dia nega o papel dele como presidente. Essa CPI tem papel fundamental de tirar o obscurantismo e clarificar para a população os graves problemas que estamos enfrentando em função do negacionismo do presidente da República”.