Acidente na manhã deste sábado (24) na Unidade da White Martins, avenida Francisco Sá, bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Foto: Divulgação.

Deputados estaduais governistas estão querendo instalar, na Assembleia Legislativa cearense, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do oxigênio hospitalar. O movimento nasceu, ainda em março, quando surgiram as informações de que hospitais, em alguns municípios do Interior do Estado, estavam ameaçados de paralisar o atendimento de pacientes mais graves com Covid-19.

O requerimento da CPI, agora, está sob a guarda do líder do Governo, deputado Júlio César Filho. Alguns parlamentares, mesmo da base governista, ficaram surpresos com a iniciativa ao buscarem as razões para a proposição da CPI, mas acreditam que a iniciativa foi motivada por uma manifestação pública do Sindicato dos Médicos e de políticos da oposição.

Ainda não se sabe se a explosão que ocorreu na manhã deste sábado (24) na fábrica de oxigênio White Martins, em Fortaleza, por ser a principal fornecedora do produto hospitalar no Estado do Ceará, influenciará na imediata aberta da CPI ou se os deputados a engavetarão a ideia de vez.

Governador e prefeito

O acidente na base de oxigênio da White Martins, na periferia de Fortaleza, preocupou o governador Camilo Santana e o prefeito Sarto. Logo após o ocorrido, o chefe do Executivo estadual adiou anúncio sobre novo decreto de ações contra a Covid-19 e focou atenção na apuração do caso e cuidados com as vítimas.

“Lamento muito o fato ocorrido esta manhã, em Fortaleza, da explosão na Empresa White Martins, que faz o fornecimento de oxigênio. Momentos após a explosão, nossos profissionais dos Bombeiros, Samu e policiais estiveram no local para o socorro das vítimas e isolamento da área”, disse Camilo Santana em suas redes sociais.

O governador informou, ainda, que equipe da Secretaria da Saúde acompanhou a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de saúde. “Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas”, concluiu.

O prefeito Sarto, por sua vez, foi até o local da explosão para acompanhar, de perto, o trabalho das equipes de Saúde e de Segurança. Ele também se deslocou até o Instituto Dr. José Frota (IJF), para onde foram encaminhadas três vítimas que se acidentaram no sinistro.

O prefeito de Fortaleza também entrou em contato com a White Martins para avaliar as medidas que serão necessárias para garantir o fornecimento de oxigênio aos pacientes da cidade, principalmente, aqueles acometidos por Covid-19.

Mais tarde, em suas redes sociais, Sarto tranquilizou a população sobre o abastecimento de oxigênio para as unidades de saúde da Capital. “Conversamos com representantes da White Martins e eles nos asseguraram que, neste momento, o abastecimento de oxigênio nas nossas unidades hospitalares não será afetado”.

A explosão atingiu uma unidade da empresa White Martins, na avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24).