Novo decreto de isolamento social vale a partir desta segunda-feira (12). Foto: Reprodução/Instagram.

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou durante “live”, na manhã deste sábado (10), o retorno gradual das atividades econômicas no Estado, a partir desta segunda-feira (12), mas mantendo o “lockdown” nos fins de semana. As novas medidas serão especificadas em novo decreto emegencial.

O chefe do Poder Executivo estadual também revelou que tem travado embate com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberação da vacina Sputink V e disse não descartar a possibilidade de entrar na Justiça para garantir a aplicação do imunizante.

Camilo afirmou que os membros do Comitê Estadual de Acompanhamento ao combate do novo coronavírus (Covid-19) decidiram que o isolamento social continua no Estado, tendo toque de recolher todos os dias, das 20 às 05 horas, de segunda a domingo. O “lockdown”, ou como o governador prefere chamar, “isolamento rígido”, continuará nos fins de semana. Aos sábados e domingos funcionará apenas as atividades essenciais.

Algumas atividades comercias e de serviços voltarão a funcionar com 25% de sua capacidade, em horário diferenciado. Algumas das 10h às 16h (comércio de rua) e outras de 12h às 18h, como shopping e restaurantes. Igrejas e templos estarão autorizados a receber apenas 10% de sua capacidade de público para atividades presenciais.

As escolas que já estão abertas para o ensino infantil, crianças até três anos de idade, terão esse público estendido para estudantes de 4 e 5 anos. Alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental com 35% da capacidade. Todos os espaços públicos de condomínios continuam restritos, sem liberação.
Justiça
Durante a “live”, o governador Camilo Santana informou que o Ceará comprou 5 milhões de doses da Sputinik, e está travando “luta” com a Anvisa para liberar a vacinação. “Se for necessário, nós governadores, temos discutido a possibilidade de irmos na Justiça para serem liberadas”, disse.
Informou ainda que foram abertos 4.885 leitos de UTIs e clínicos de enfermaria em todas as regiões do Estado somente para Covid. Até o momento, o Ceará aplicou 1,3 milhão de doses de vacinas contra o coronavírus. Pelo menos três hospitais foram abertos para atender a demanda de pacientes.