Michel Lins alerta que esses profissionais estão atuando na linha de frente da Covid-19. Foto: CMFor.

Os funcionários de cemitérios que lidam diretamente com pessoas vítimas da Covid-19 devem entrar no grupo prioritário de vacinação. Pelo menos é o que deseja o vereador Michel Lins (Cidadania), que apresentou projeto de Indicação autorizando o chefe do Poder Executivo a incluir essa categoria no quadro de prioridades para recebimento da vacina contra o coronavírus.

O parlamentar estende a medida para funcionários que trabalham em clínicas de pneumologia.

Ao Blog do Edison Silva, Michel Lins relatou que esses funcionários estão todos os dias na linha de frente do novo coronavírus, principalmente, os coveiros que estão enterrando pessoas vitimadas pela doença. “A gente não pode estar num enterro para evitar ser contaminado, mas esses trabalhadores estão lá exercendo duas funções diariamente. Eles estão expostos”, disse.

Segundo ele, é importante que se tome uma medida célere para imunização dessas pessoas. O mesmo deve ser direcionado aos profissionais que trabalham em clínicas de pneumologia, que de acordo com Lins, também estão expostos.

“Agora com o lockdown essas clínicas seguem funcionando e os profissionais não entraram como prioridade. É importante colocá-los como prioridade, porque também estão enfrentado situações envolvendo pessoas acometidas pela Covid”, disse.

O autor lembra, ainda, que os dois grupos não são grandes, o que facilitaria na imunização. “É um grupo que está diretamente em contato com as pessoas com Covid e que passa despercebido do poder público”, afirmou.

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de Fortaleza, na segunda-feira (08), os cemitérios públicos de Fortaleza funcionarão das 7h às 01h, de domingo a domingo, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus na Capital.