Inspetor Alberto diz que “a sociedade tem o direito de observar a vacinação inicialmente nos presos, observar sua efetividade, para então fazer sua decisão”. Foto: Reprodução/Facebook.

O vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PROS), apresentou projeto de Indicação na Câmara Municipal autorizando a Prefeitura a incluir presos definitivos, provisórios e menores apreendidos, como público prioritário no recebimento da vacina contra a Covid-19.

O parlamentar justifica a medida afirmando que esse público deve ser utilizado como uma espécie de “cobaia” para recebimento do imunizante.

No Ceará, mais de 11 mil pessoas já morreram em decorrência da doença e mais de 260 mil em todo o País. De acordo com o projeto de Alberto, “os presos definitivos, provisórios e menores apreendidos situados em delegacias, cadeias públicas, penitenciárias e locais congêneres, deverão ter prioridade no recebimento da vacina contra a Covid-19”.

“Por se tratar de vacinação compulsória conforme o STF e diversos prefeitos e governadores querem, nada mais justo que em Fortaleza a vacinação inicie pelos presos em delegacias. Ordinariamente vacinas e medicamentos, antes de serem distribuídos para a população, são testados em animais de laboratório, como ratos. A sociedade tem o direito de observar a vacinação inicialmente nos presos, observar sua efetividade e consequência, para então fazer sua decisão”, justifica o parlamentar.

O projeto de Inspetor Alberto ainda está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza e aguarda parecer do relator, o vereador Ronivaldo Maia, do PT.

Em Fortaleza, o primeiro grupo prioritário tem sido o de pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, população indígena, trabalhador da saúde e pessoas com 75 anos ou mais.