A proposta é assinada pela deputada Érika Amorim (PSD). Foto: ALECE.

Em trâmite na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de Lei (PL) n.º 71/2021 quer instituir a campanha estadual “Fevereiro Laranja” com objetivo de conscientizar a população sobre a leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea. A autoria é de Érika Amorim (PSD).

A promoção será constituída de atividades e mobilizações, como iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja; promoção de palestras e práticas educativas; veiculação de campanhas de mídia; e realização de eventos abordando o tema.

As atividades do “Fevereiro Laranja” poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que, a critério do Executivo, possam prestar esclarecimentos e informações sobre a doença e suas formas de detecção e tratamento.

Como justificativa do projeto, Érika cita o crescimento da doença no Brasil, usando os dados de 2018, obtidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) – foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, sendo 5.940 em homens e 4.860 em mulheres.

“O transplante de medula óssea, importante ressaltar, é uma forma de tratamento da leucemia”, afirma a deputada.