Arte: Ascom/TSE.

A cidade de Fortaleza ficou entre as três primeiras capitais brasileiras no ranking de transparência pública no ano de 2020, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU).

A pesquisa Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º que avalia a transparência passiva, mas também a transparência ativa com a publicação de informações na internet, como receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.
O objetivo da CGU com a aplicação da Escala Brasil Transparente é aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.

Foram avaliados 665 municípios, além dos 27 estados brasileiros, e Fortaleza obteve pontuação 9,90 numa escala máxima de 10,0 pontos. João Pessoa e Recife obtiveram a pontuação máxima. Entre os 665 municípios avaliados, Sobral foi o primeiro colocado com pontuação 10,0.

EBT

Avaliação 360º é composta de dois blocos, sendo um para análise de quesitos de transparência ativa e outro para os quesitos de transparência passiva. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE).

Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a avaliação contempla os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira. Os quesitos de transparência ativa foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. A avaliação da transparência passiva ocorreu no intervalo de junho a setembro de 2020.

Os dados foram inseridos no sistema entre novembro e dezembro de 2020.

Da assessoria do ex-prefeito Roberto Cláudio.