Medidas já foram apresentadas em sessão extraordinária virtual e devem retornar para deliberação. Foto: Reprodução/Youtube.

Visando beneficiar diversas categorias que foram prejudicadas por conta das medidas de isolamento social mais rígido, os vereadores de Fortaleza apresentaram projetos que vão ao encontro da necessidade desses profissionais. Muitas das propostas estão em análise nas Comissões Técnicas e podem ser votadas nas próximas sessões extraordinárias virtuais.

Uma delas dispõe sobre a isenção temporária de taxa de licença para localização e funcionamento de estabelecimentos e atividades diversas. O autor da proposta, o vereador PPCell (PSD), deixa claro no texto que o objetivo da matéria é “minimizar agravos de vulnerabilidade do vendedor ambulante nos períodos de lockdown durante a pandemia da Covid-19”.

Também é dele o projeto que dispõe sobre a implantação do Plano de Apoio Alimentício ao Vendedor Ambulante.

Robério Sampaio (PSC) propôs o estabelecimento do escalonamento dos horários de diversas atividades no Município de Fortaleza como medida de contribuição para o distanciamento social e melhor planejamento no transporte dos trabalhadores da cidade.

Lúcio Bruno (PDT), por sua vez, é autor do projeto que institui e autoriza o pagamento de auxílio de reforço à renda destinado aos profissionais do setor de atividades esportivas, centros de treinamento e academias de artes marciais que tiveram prejuízo durante a pandemia da Covid-19 em Fortaleza.

Outro ponto que vem sendo tocado por muitos vereadores é a prioridade de alguns profissionais para recebimento de vacinas. Estrela Barros (Rede), por exemplo, quer incluir no grupo prioritário no plano de vacinação de Fortaleza os profissionais da áreas do serviço social.

PPCell defende como grupo prioritário os motoristas de transporte coletivo. Já o presidente da Casa Legislativa, Antônio Henrique (PDT), defende a inclusão dos motoristas de transporte escolar e profissionais da Educação na fase 2. Todas essas propostas apresentadas pelos parlamentares já foram lidas em sessão e aguardam deliberação dos relatores designados nos colegiados.