Carlos Mesquita disse que Bolsonaro ganhou porque soube “dar”. Foto: Reprodução/Facebook.

Decano na Câmara Municipal, com quase três décadas de mandato, o vereador Carlos Mesquita (PDT), surpreendeu a seus pares, na tarde desta terça-feira (02), ao parabenizar o presidente da República, Jair Bolsonaro, após o resultado da eleição para a presidência da Câmara e do Senado Federal. O pedetista, apesar de fazer parte da base governista do prefeito Sarto, afirmou que tem um posicionamento de independência na Casa Legislativa.

O resultado das urnas, na noite da última segunda-feira (01), mostrou que a participação do Governo Bolsonaro influenciou na eleição de Arthur Lira (PP/AL) na Câmara e Rodrigo Pacheco (DEM/MG) no Senado. Fala-se, inclusive, que a presidência da República teria liberado até R$ 3 bilhões em emendas parlamentares e cargos para deputados federais nas três esferas do Poder Executivo.

“Eu queria parabenizar o Bolsonaro e ao secretário de Comunicação dele pela grande vitória desse segmento, desse grupo. Para mim, foi uma grande surpresa. Mas não poderia ficar surpreso porque entendo que Governo é Governo. Quem tem voto que mostre”, disse Carlos Mesquita. “Na hora em que pedir para votar matéria tal, a gente tem que saber se tem número. É papel da oposição espernear. Mas se temos maioria, vamos botar e aprovar”.

De acordo com o pedetista, Bolsonaro ganhou porque soube “dar” àqueles que queriam receber. “Se dizia que esse Governo Bolsonaro não teria toma lá, dá cá. Mas teve, inclusive, aqui no Ceará. A política é a mesma. O  Zé Maria Couto (ex-vereador) dizia que só tinha dois partidos: os que estão mamando e os que estão querendo mamar. O que está acontecendo no Governo Bolsonaro é isso”.

Ainda segundo o parlamentar, o resultado da eleição interna no Congresso Nacional foi um grande passo do Governo Bolsonaro para sua reeleição em 2022. “Bolsonaro deu um nó em todo mundo, mostrando que ele sabe fazer política. O Bolsonaro é um cara daquele jeito e pronto”, apontou.

Carlos Mesquita tem tido uma postura de independência na Casa, já há alguns anos. Durante as eleições municipais do ano passado ele destacou que estaria do lado de qualquer um dos candidatos na disputa a prefeito de Fortaleza, visto a boa relação que tinha com todos. Ele não foi eleito para esta Legislatura, mas foi beneficiado, como primeiro suplente, com a ida de Elpídio Nogueira (PDT) para a Secretaria de Cultura.