Fernanda Pessoa (PSDB) é titular da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia. Foto: ALECE.

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) é a autora do projeto de indicação 30/2021, que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, e propõe a criação de uma rede de Clínicas Populares de reabilitação pós COVID-19 no Estado do Ceará. A mensagem sugere que estas clínicas deverão ser implantadas em parceria com as prefeituras municipais.

Segundo a parlamentar, as clínicas seriam integradas por fisioterapeutas, psicólogos, ortopedistas, neurologistas e profissionais de saúde da rede pública que possam atuar no tratamento de reabilitação de pacientes sequelados pela pandemia do Coronavírus. “Estudos apontam que as principais sequelas dos pacientes, após vencerem a fase aguda da COVID-19, estão relacionadas ao acometimento pulmonar, mas também há relatos de sintomas diversos, visto tratar-se de uma enfermidade sistêmica, que ataca praticamente todos os órgãos e funções do corpo”, argumenta Fernanda Pessoa.

A deputada destaca a necessidade de que o Governo Estadual planeje-se no sentido de dotar a saúde pública cearense de um serviço de atendimento aos pacientes sequelados pelo coronavírus, possibilitando, assim, sua integral recuperação. “Além dos impactos da COVID-19 na saúde pública, é inegável que há reflexos na economia como um todo e, em especial, nas finanças das famílias que, em grande parte, vem enfrentando dificuldades com a alta do desemprego. Esse quadro, sem dúvida, potencializa a necessidade da intervenção do poder público na assistência à população, principalmente aos mais carentes”, acrescenta. 

Por se tratar de um projeto de indicação, a mensagem trata-se de uma sugestão ao Executivo. Caso queira aderir à ideia, o Governo do Estado deve reenviar a mensagem à Assembleia em forma de projeto de lei.