Danilo Lopes é o autor da proposta. Foto: Reprodução/CMFor.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Danilo Lopes (Podemos) defendeu, na sessão plenária desta quarta-feira (03), a importância da atividade física para a saúde. Segundo o parlamentar, o exercício físico poderia ser incluído como atividade essencial pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), no decreto de calamidade pública para conter o avanço do coronavírus (Covid-19) no Estado.

Danilo também discutiu a respeito do Projeto de Lei (PL) 02/2021, de sua autoria, que torna a prática física como atividade essencial no município de Fortaleza e clamou ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Lúcio Bruno (PDT), celeridade na colocação da matéria na pauta.

O neófito defendeu a não delimitação de horários de funcionamento em espaços como academias de ginástica.

O vereador fez referência a outros estados que classificam o exercício físico como operação essencial: “O exercício físico e a atividade física são essenciais para ativar o sistema imune do indivíduo. Sabemos que a questão da Covid-19 trouxe vários problemas na saúde mental das pessoas”, explicou. Por fim, o vereador apresentou estudos que detectaram melhoria das atividades físicas na saúde mental.