Leitão foi empossado presidente nesta segunda. Foto: ALECE.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual  Leitão (PDTEvandro) defendeu a necessidade que se estabeleça no Estado uma renda mínima como forma de combate à desigualdade social.

“A história recente nos ensinou que é urgente a discussão de um programa permanente que proporcione uma renda mínima às pessoas que mais precisam. O combate às desigualdades passa necessariamente por políticas públicas voltadas para a distribuição de renda. Queremos pautar essa questão com clareza e seriedade por entender que traz importantes impactos na economia e na qualidade de vida dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar explicou, porém, que ainda não existe nenhuma negociação nesse sentido com o governador. “O que nós queremos é discutir. A Assembleia Legislativa é uma casa do povo, onde nós temos que abrir as portas, ouvir as demandas e, sobretudo, ter a sensibilidade para pautar essas pautas. Para isso, temos que iniciar debates, fóruns, para que essa Casa possa formular projetos, transformá-los em leis, no sentido de que possa impactar na vida dos nossos irmãos cearenses”, explicou.

Evandro afirmou que a Casa seguirá à frente, juntamente com o Governo do Estado, no combate à Covid-19. Destacou ainda que pretende, assim que possível, deixar a Assembleia mais próxima da população cearense, utilizando ferramentas tecnológicos e dando prosseguimento ao projeto Assembleia Itinerante.

Concurso

O presidente comprometeu-se a dar sequência ao concurso público, que foi iniciado ma gestão anterior, mas que não pôde ter as provas realizadas devido à pandemia. “Esta Mesa Diretoria dará continuidade ao concurso público iniciado na legislatura anterior, comandada pelo então deputado e atual prefeito de Fortaleza, José Sarto. Esta é uma das maneiras de fortalecer o nosso Parlamento, integrando aos quadros próprios profissionais devidamente qualificados por meio de concurso público”, afirmou.

Novo Regimento

Outro projeto prioritário citado por Leitão, que também não teve condições de ser finalizado foi a aprovação do novo Regimento Interno da Casa. “Essa reformulação simboliza a modernização da Casa em seu funcionamento, complementando o que temos feito na infraestrutura”, explicou, deixando claro que esta também será ima prioridade para 2021.

Leitão destacou os diversos programas sociais desenvolvidos pela Assembleia, prometendo não apenas dar sequência, mas ampliá-los. “Pretendemos amplificar o sucesso do Festival de Música da Assembleia, integrando outras linguagens artísticas, a exemplo da dança, da pintura e da fotografia. Vamos descentralizar essa ação de incentivo aos talentos cearenses de forma que contemple diversas regiões do nosso Estado”, exemplificou.