Camilo anunciou as medidas ao lado do prefeito da Capital, Sarto, e do secretário da Saúde, Dr. Cabeto. Foto: Reprodução.

O Governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa do Ceará mensagem prorrogando por seis meses o decreto de calamidade pública no Ceará, devido à pandemia de Covid-19. A informação foi passada pelo governador Camilo Santana (PT), durante transmissão ao vivo no início da noite desta terça-feira (02).

Camilo afirmou ainda que o novo decreto estadual, que será publicado ainda nesta terça (02), com validade a partir de quarta-feira (03), determina que estabelecimentos de funcionamento não-essencial no Estado deverão abrir até às 20h durante a semana, com funcionamento aos sábados até às 15h. O novo decreto é válido por 15 dias.

Segundo o governador, o objetivo é evitar aglomerações e frear o crescente aumento nos números de casos e óbitos por Covid-19 no Estado. Ele afirmou, no entanto, que os estabelecimentos poderão fazer delivery nos outros horários.

Carnaval

Lembrando que não haverá feriado no período carnavalesco deste ano, Camilo adiantou que deverá anunciar na próxima sexta-feira (05) as resoluções relacionadas ao Carnaval. Na última semana, o chefe do Executivo afirmou que poderá proibir o deslocamento de veículos da Capital para o Interior do Estado, em decreto específico a ser publicado.

Aeroportos

O governador informou ainda que solicitará aos órgãos responsáveis que intensifiquem a fiscalização de passageiros que desembarcam no Ceará, com exigência de testes PCR negativos para Covid-19, diminuindo a chance de pessoas contaminadas entrarem no Estado.