A Corregedoria Nacional do Ministério Público, nos dias 16 e 18 de março, realizará correições nos órgãos de controle disciplinar do Ministério Público do Estado do Ceará conforme Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Também neste mês serão inspecionados, segundo o texto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM).

As atividades serão realizadas de forma remota, ao longo do mês de março. O objetivo é orientar e buscar o aprimoramento das atividades do Ministério Público, o que inclui a verificação do funcionamento e regularidade das atividades desenvolvidas.

As correições foram anunciadas pelo corregedor nacional, Rinaldo Reis, durante a 1ª Sessão Ordinária de 2021, dia 09 de fevereiro. Na reunião, ele informou ao Plenário que os órgãos de controle disciplinar do Ministério Público brasileiro estão sendo avaliados desde novembro do ano passado. A previsão é que todas as unidades sejam correicionadas até setembro.

Rinaldo Reis designou o coordenador, Alessandro Santos de Miranda, e a coordenadora, substituta Vera Leilane Mota Alves de Souza, da Coordenadoria de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do Ministério Público, para coordenarem os trabalhos correicionais; e as servidoras do Conselho Nacional do Ministério Público, Larissa Lago Barbosa Bezerril e Michelle Almeida Nogueira, para integrarem a equipe de trabalho, delegando-lhes poderes para a realização da correição e dos demais atos necessários ao bom desenvolvimento dos serviços.

Confira as datas previstas para as correições, de acordo com as portarias:

Ministério Público do Trabalho (MPT): 9 a 11 de março;

Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE): 16 a 18 de março;

Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM): 23 a 25 de março;

Fonte: site do CNMP.