No início do dia (04), Sarto visitou a Escola José Bonifácio de Sousa no bairro do Pici, que passou por adaptações. Foto: Reprodução/Facebook.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), empossou seu secretariado durante solenidade virtual na manhã desta segunda-feira (04). No início do dia, o chefe do Executivo visitou escolas do município, ao lado da secretária de Educação, Dalila Saldanha, que foi reconduzida ao cargo. As instituições de ensino, segundo prometeu o pedetista, devem ter suas atividades retomadas respeitando as orientações sanitárias devido à pandemia do coronavírus.

O prefeito de Fortaleza esteve nas escolas José Bonifácio de Sousa, no Pici, e Madre Teresa de Calcutá, no Bairro de Fátima. A primeira passou por intervenções e hoje conta com lavatórios, tapetes sanitizantes, displays de álcool em gel e de bebedouros adaptados. A segunda já passava por obras de requalificação, nas quais foram incluídas as adequações.

Antes de anunciar o secretariado, Sarto também fez uma visita ao Hospital da Mulher, no bairro do Jóquei Clube, ao lado da secretária da Saúde, Ana Estela, que segundo ele, será um possível local de vacinação contra a Covid-19. Tanto a imunização da população fortalezense quanto o retorno das aulas estão no radar das prioridades de sua gestão. Prefeito também visitou o Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica.

Entre os nomes que tomaram posse, durante solenidade virtual, está o do vice-prefeito Élcio Batista (PSB) como superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor), órgão que na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio foi comandado pelo pai do governador Camilo Santana, o ex-deputado Eudoro Santana.

Durante a cerimônia, transmitida pelas redes sociais do prefeito, os secretários assinaram simbolicamente os termos de posse e, em seguida, receberam, digitalmente, os dados referentes às suas pastas organizados pela equipe de transição de governo.

“Temos grandes e complexos desafios. Mas quero agradecer a todos e todas que aceitaram esse desafio que demonstram carinho por Fortaleza para que a gente possa avançar naquilo que puder”, disse Sarto durante a cerimônia. “Vamos procurar reduzir desigualdades, governar para quem mais precisa. Buscar ter um olhar sempre mais sensível para a periferia de nossa cidade”.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, escolhido superintendente do Iplanfor, destacou que a falta de planejamento no passado foi responsável pela situação atual de desigualdades da Capital cearense. Segundo ele, o Instituto de Planejamento de Fortaleza trabalhará a intersetoralidade, integrando todas as políticas públicas para a cidade.

“Não há justiça em uma sociedade se ela não vem do planejamento. Só o planejamento é capaz de diminuir as desigualdades. O que faltou em Fortaleza foi planejamento. Essa década talvez seja marcada pela insegurança e a incerteza e só o planejamento será capaz de reduzir as incertezas e as inseguranças”, afirmou o vice-prefeito.

>Equipe do primeiro ano da gestão de Sarto:

Secretário-Chefe de Gabinete do Prefeito:
Elpídio Moreira

Secretário de Governo:
Renato Lima

Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor):
Vice-prefeito Élcio Batista

Secretária-Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município:
Christina Machado

Procurador-Geral Município:
Fernando Oliveira

Secretária das Finanças:
Flávia Teixeira

Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão:
Marcelo Pinheiro

Secretário da Segurança de Cidadã:
Coronel Eduardo Holanda

Secretária da Educação:
Dalila Saldanha

Secretária da Saúde:
Ana Estela Leite

Secretário da Infraestrutura:
Samuel Dias

Secretário de Conservação e Serviços Públicos:
Ferruccio Feitosa

Secretário do Esporte e Lazer:
Ozires Pontes

Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente:
Luciana Lobo

Secretário do Turismo:
Alexandre Pereira

Secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social:
Cláudio Pinho

Secretário da Cultura:
Elpídio Nogueira

Secretário do Desenvolvimento Econômico:
Rodrigo Nogueira

Secretário do Desenvolvimento Habitacional:
Adail Fontenele

Secretário da Gestão Regional:
João Pupo

Coordenadora Especial de Programas Integrados:
Manuela Nogueira

Coordenador Especial de Articulação Política:
Esio Feitosa