Roberto Mesquita foi um dos principais opositores da gestão do ex-governador Cid Gomes. Foto: ALECE.

O ex-vereador e ex-deputado estadual Roberto Mesquita faleceu na madrugada deste domingo (17), em Fortaleza. Mesquita estava internado para tratamento de um câncer, mas não resistiu e veio a óbito. O político deixa esposa e filhos.

Roberto Mesquita da Silveira Júnior era natural de Baturité. Em sua primeira candidatura, foi eleito vereador de Fortaleza em 2008, com 9.223 votos. Dois anos depois, foi eleito para o primeiro mandato de deputado, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à Assembleia Legislativa com 64.005 votos.

No primeiro mandato como deputado estadual se destacou como um dos líderes da oposição ao Governo do Estado, e na defesa de bandeiras relacionadas ao combate às drogas, transparência pública e agricultura.

Mesquita foi filiado ao Partido Verde (PV) e pela legenda foi eleito vereador e duas vezes deputado estadual. Teve passagem pelo Partido Social Democrático (PSD) e se filiou ao PROS, quando tentou reeleição, em 2018, mas desistiu da disputa.

Apoiou a candidatura do vereador Bruno Mesquita (PROS) no pleito municipal do ano passado em Fortaleza, conseguindo eleger o parlamentar, principalmente, nas regiões em que atuava politicamente.

Bruno, inclusive, enviou nota lamentando a morte de quem ele considera um pai. Veja:

“Nosso Estado perdeu um dos seus grandes seres humanos. Para mim, particularmente, foi a perda de um pai, de um herói, de alguém a quem devo grande parte do homem que sou hoje. Nesse momento me junto aos seus familiares e amigos em um sentimento de mais profunda dor.

O Roberto Mesquita era daquelas pessoas que a simples convivência se transformava em uma imensa carga de aprendizado. Era um homem exemplar, como amigo, como pai, como esposo. Como político, ao longo de dez anos, construiu um legado como poucos na história do Ceará.

Hoje, como vereador de Fortaleza, tenho o imenso orgulho de carregar o seu nome, seu legado e sua história. Será uma grande responsabilidade e um enorme desafio honrar a memória e grandiosidade que foi o Roberto Mesquita.

Vereador Bruno Mesquita”

Velório na funerária Eternus, na rua Padre Valdevino. Missa às 15h. Sepultamento no cemitério Parque da Paz às 17h.