Vereadores retornam às atividades legislativas na próxima semana. Foto: Miguel Martins.

Com 17 partidos representados para a Legislatura deste ano, a Câmara Municipal de Fortaleza já definiu quem serão os líderes partidários na Casa Legislativa para este mandato. Para a maioria dos casos, os membros das bancadas partidárias levaram em consideração a experiência de cada parlamentar, bem como a quantidade de votos recebidos no pleito de 2020.

Como o Blog do Edison Silva já havia adiantado, o neófito Júlio Brizzi, comandará a maior bancada da Casa, a do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que elegeu em novembro do ano passado dez vereadores. No caso de Brizzi foi levado em consideração a quantidade de votos que o parlamentar recebeu, sendo ele o segundo mais bem votado da legenda.

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) designou Sargento Reginauro como líder da bancada. O parlamentar, no entanto, só deve retornar às atividades legislativas no início de maio, uma vez que está em tratamento de um linfoma. A legenda, majoritariamente de oposição, elegeu cinco parlamentares. O suplente Pedro Matos está no lugar de Reginauro.

Além de presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o vereador Léo Couto também ocupará a liderança do partido na Casa. A sigla pessebista elegeu três parlamentares para esta Legislatura. Outras legendas que elegeram três vereadores foram o Cidadania, que indicou Professor Enílson e o PT, que deve manter a vereadora Larissa Gaspar na liderança do grupo.

Sete partidos elegeram dois vereadores e indicaram os seguintes nomes para a liderança: Emanuel Acrízio, pelo PP; Ronaldo Martins, no Republicanos; PPCell (Pedro Ferreira), no PSD; Priscila Costa, no PSC; Wellington Saboia, no PMB; Adriana Nossa Cara, PSOL; e Ana do Aracapé, no PL.

Cinco legendas têm apenas um representante na Casa: Cláudia Gomes, que lidera o DEM; Marcelo Lemos, o PSL; Jorge Pinheiro, o PSDB; Danilo Lopes, o Podemos; e Estrela Barros, o Rede Sustentabilidade.

Os líderes partidários acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário. É papel do líder orientar a posição da bancada nas votações de projetos e negociar em nome da bancada com a oposição e com o governo.

Governo

A liderança do Governo também já foi definida. Ainda no final de dezembro, o prefeito Sarto indicou o vereador Gardel Rolim (PDT) para ser o líder da base aliada na Câmara Municipal e os vereadores Léo Couto (PSB), Luciano Girão (PP) e Professor Enilson (Cidadania) para serem os vice-líderes.

Já a bancada da Oposição ainda não deliberou sobre esse ponto. Vereadores da coligação que apoiou Capitão Wagner  (PROS) para prefeito, no pleito do ano passado, chegaram a indicar  Márcio Martins (PROS) como líder e os vereadores Ronaldo Martins e Priscila Costa como vice-líderes. No entanto, existe outra bancada, composta por opositores ao Governo Sarto, que não faz parte desse grupo.

 

Líderes partidários:

Júlio Brizzi (PDT)

Sargento Reginauro (PROS)

Larissa Gaspar (PT)

Léo Couto (PSB)

Professor Enilson (Cidadania)

Emanuel Acrízio (PP)

Ronaldo Martins (Republicanos)

PPCell (PSD)

Priscila Costa (PSC)

Wellington Saboia (PMB)

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Ana do Aracapé (PL)

Cláudia Gomes (DEM)

Marcelo Lemos (PSL)

Jorge Pinheiro (PSDB)

Danilo Lopes (Podemos)

Estrela Barros (Rede)