Vereadores no plenário durante preparação para solenidade de posse. Foto: Miguel Martins.

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza ainda estão fazendo reparos em seus gabinetes e aguardando o retorno dos trabalhos legislativos, que começarão no início de fevereiro. As atividades na Casa Legislativa, portanto, devem acontecer de forma híbrida, como ocorreu antes do recesso parlamentar vigente.

Durante os primeiros meses de pandemia de coronavírus na Capital cearense, os vereadores participaram de sessões remotas, através de videoconferência. Somente próximo do fim dos trabalhos da Legislatura passada as atividades ocorreram de forma híbrida, com parlamentares presentes no Plenário 13 de Maio e outros em seus gabinetes.

É justamente este modelo que deve ser retomado no início da Legislatura deste ano, conforme informações do Departamento Legislativo da Câmara Municipal. Alguns vereadores ouvidos pelo Blog do Edison Silva também confirmaram que este deve ser o modelo adotado na Casa, para se evitar maior contaminação pela Covid-19. A Mesa Diretora, porém, ainda não se reuniu para deliberar a respeito.

A Câmara Municipal de Fortaleza, inclusive, já está adotando medidas para tentar frear o número de contaminados em suas dependências. A Mesa decidiu, por exemplo, já neste período de recesso, que somente três pessoas poderiam adentrar aos gabinetes dos vereadores. Isso porque alguns parlamentares estavam realizando diversos atendimentos nestes locais e causando aglomerações nos espaços que são compactos.

De acordo com informações, as sessões ordinárias acontecerão somente com a presença dos vereadores no Plenário Fausto Arruda, sendo permitido o ingresso de assessores somente para orientação em caso de dúvidas. Durante a sessão solene de posse e eleição da nova Mesa Diretora, este foi o modelo adotado pela Casa, com vereadores presentes em seus gabinetes, comparecendo no plenário apenas para assinatura do termo de posse.

Como não há prazo para que a maior parte da população de Fortaleza seja imunizada, é provável que este modelo se estenda por boa parte do ano de 2021. Isso também pode interferir na dinâmica dos embates durante as sessões ordinárias, a exemplo do que aconteceu durante todo o ano passado.