Prefeito Sarto, presidente Antônio Henrique e o vice-prefeito Élcio Batista. Foto: Divulgação.

A Câmara Municipal Fortaleza inicia o período legislativo de 2021, nesta segunda-feira (01/02) em solenidade 100% virtual.

Os vereadores poderão participar da sessão em seus gabinetes, escritórios ou mesmo de suas residências.

Diferentemente dos anos anteriores, também não haverá o hasteamento da bandeira, ato simbólico da volta das atividades, em decorrência das restrições dos protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde devido o aumento de casos de Covid-19 em Fortaleza.

Como o Blog do Edison Silva mostrou, as sessões ordinárias, que serão retomadas na próxima terça-feira (02), serão reduzidas, sendo realizadas somente duas vezes na semana (às terças e quartas-feiras). A presença dos vereadores também será reduzida, sendo permitidos somente 20 parlamentares no Plenário Fausto Arruda.

Já na solenidade de abertura dos trabalhos, a tradicional mensagem do chefe do Executivo será feita na forma virtual. O prefeito Sarto deverá falar sobre as ações de sua administração e apresentará as propostas para os quatro anos de gestão. De acordo com informações de assessores do Governo, alterações na Lei da nova territorialização e a Reforma da Previdência do Município devem estar contidas no pacote de propostas a serem encaminhadas pela gestão para o Legislativo.

O presidente da Câmara, Antônio Henrique, também fará seu pronunciamento durante a sessão. “Decidimos realizar essa sessão da forma 100% virtual, pois não é recomendável aglomerações no atual momento. Em nossas atividades estamos seguindo todos os protocolos sanitários para manter a segurança dos vereadores, assessores, servidores da Casa”, disse o presidente Antônio Henrique (PDT).

Híbrida

A primeira sessão ordinária do ano ocorre na próxima terça-feira (02) de forma híbrida, isto é, virtual e presencial. Como foi mostrado pelo Blog do Edison Silva, os vereadores deverão deliberar sobre um projeto de Resolução que visa alterar as atividades da Câmara durante a pandemia. A proposta é que as plenárias devam acontecer duas vezes por semana.

O cidadão poderá acompanhar a transmissão da solenidade de abertura do período legislativo de 2021 e as sessões ordinárias através dos veículos de comunicação da Câmara: a TV Fortaleza canal 7.2; Rádio Fortaleza FM 90,7; pelo Portal (www.cmfor.ce.gov.br); canal do Youtube e redes sociais (Facebook e Instagram).