Um dos vereadores mais atuantes da Casa, Iraguassú Filho, não conseguiu reeleição. Foto: Miguel Martins.

O pleito eleitoral deste ano foi um dos mais diferentes e difíceis para alguns vereadores que não conseguiram reeleição. Muitos ainda tentam entender o que aconteceu no processo eleitoral, ou na Legislatura, que os impediram de se cacifar para mais um mandato.

Durante a última sessão do ano, nesta quinta-feira (17), muitos deles subiram à tribuna para agradecer os votos recebidos, lamentar a derrota nas urnas e projetar possibilidades futuras na vida pública.

Os vereadores da base governista não reeleitos aguardam ser aproveitados de alguma forma pela gestão do prefeito eleito Sarto. Alguns deles, inclusive, devem integrar o primeiro escalão do Governo. Nos corredores da Casa, além do sentimento de frustração, os parlamentares também demonstravam ansiedade quanto à confirmação do novo secretariado da Prefeitura de Fortaleza.

O vereador Carlos Mesquita (PDT), um dos mais experientes parlamentares da Casa, chegou a chorar no púlpito do Plenário Fausto Arruda, ao lembrar da irmã, que mesmo doente, em processo de hemodiálise, foi às urnas depositar, mais uma vez, voto de confiança no pedetista. Ainda que tenha obtido mais de oito mil votos, Mesquita, assim como aconteceu em 2016, ficou na suplência do partido.

Nos bastidores da Casa, comenta-se que ele poderá retornar ao Legislativo Municipal, visto que Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito eleito Sart0, deve ser aproveitado pela gestão. O parlamentar ainda lembrou que o próximo gestor da cidade precisa dar uma atenção especial para a Câmara Municipal, uma vez que terá como desafio unir a cidade, que está dividida conforme as urnas mostraram.

Assim como Mesquita, outros tantos vereadores subiram à tribuna para lamentar a não reeleição, mas agradecer os votos recebidos pelos seus eleitores. John Monteiro (PDT), por exemplo, mais uma vez se despediu da Casa, de forma emocionada.

Ele atuou no Legislativo Municipal durante dois mandatos. Nas despedidas destacou melhorias que conseguiu para o Grande Mucuripe e agradeceu as pessoas que acreditaram em seu trabalho, ressaltando que não abandonará sua comunidade. “Saio desta Casa feliz e contente, sabendo que fiz minha tarefa como vereador do Grande Mucuripe”, disse.

Também derrotado nas urnas após dois mandatos, Evaldo Lima (PCdoB) agradeceu aos colegas pelo tempo compartilhado no Parlamento e enalteceu o trabalho em prol da educação. “Tenho muito orgulho deste legado, do debate e com as pautas que são valorosas para a educação. Agradeço ao povo de Fortaleza que nos honrou com dois mandatos”, disse.

Iraguassú Filho (PDT), um dos parlamentares mais atuantes desta Legislatura, fez um agradecimento especial aos profissionais da imprensa. “Vocês são e continuarão sendo a garantia e a salvaguarda da democracia brasileira. Precisamos reforçar o papel importante e imparcial da imprensa”, destacou.

Benigno Júnior (PSD) também não conseguiu reeleição, e assim como os demais colegas, se emocionou ao se despedir da Casa. O parlamentar tem representatividade relevante nos setores produtivos da cidade como nos sindicatos. Em seu pronunciamento, ele destacou as conquistas de seu mandato na melhoria da mobilidade, esporte, cultura, urbanismo e moradias para algumas comunidades de Fortaleza. “Não é um adeus, é um até logo!”, concluiu.

Além de agradecer seus pares, Dr. Porto (PDT) destacou a necessidade de todos se reinventarem para o próximo ano, principalmente devido os desafios enfrentados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O vereador enfatizou algumas conquistas na área da saúde bucal e no incentivo ao esporte. “Não é um adeus, é um até breve. Vou continuar ajudando as comunidades e ajudando ao meu povo”, disse.