Vereadora Libânia ao lado de Tomaz Holanda, durante posse. Foto: CMFor.

A vereadora Libânia, do PL, resolveu renunciar à disputa pela reeleição e vai apoiar o ex-marido, o ex-deputado estadual Tomaz Holanda, do PTC. Com a desistência da parlamentar, a Câmara Municipal de Fortaleza passa a ter 40 parlamentares tentando retornar à Casa na próxima Legislatura.

Inicialmente, Libânia havia acordado com Tomaz que iria ajudá-lo no pleito deste ano, desistindo da tentativa de reeleição. No entanto, a parlamentar, em conversa com seu partido, resolveu colocar seu nome na disputa.

Durante os meses de campanha, Libânia, porém, não realizou atividades de rua, nem utilizou suas redes sociais como candidata. Segundo informou Tomaz Holanda, após diálogo com a vereadora e seus dois filhos, eles entraram em acordo e decidiram que atuariam lado a lado na disputa deste ano.

“Ela resolveu não ir para a disputa. A gente conversou e chegamos a conclusão de que não poderíamos estar desunidos, que juntos somos mais fortes”, disse Tomaz. O ex-deputado, inclusive, é padrinho político de Libânia e ajudou a elegê-la, nas eleições municipais de 2016.

Libânia faz parte da base de apoio do prefeito Roberto Cláudio (PDT), enquanto que Tomaz é aliado de Capitão Wagner (PROS), inclusive, tem muitas queixas quanto ao tratamento que recebeu quando também foi governista. O casal estava em meio a um impasse com as duas candidaturas, porque estavam dividindo os votos até entre os familiares.

Tomaz Holanda é presidente do PTC do Ceará e pai da ex-vereadora de Fortaleza, Tamara Holanda, que presidente o Democracia Cristã (DC). No pleito deste ano, o DC não lançou qualquer candidatura à Câmara Municipal.

Outro que desistiu da disputa eleitoral deste ano no Legislativo da Capital cearense foi o vereador Márcio Cruz, do PSD, que apoia a candidatura da esposa, a enfermeira Ana Paula, do PDT. Já Casimiro Neto (MDB), após desavenças com a direção municipal de sua legenda, resolveu renunciar à tentativa de reeleição e está apoiando Adams Gomes (DEM), filho do governista, deputado estadual Tin Gomes (PDT).