Líder da atual bancada de oposição, Márcio Martins afirmou que vai buscar orientar colegas novatos na Casa. Foto: Blog do Edison Silva.

Apesar do desejo de se tornar Governo, o líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Márcio Martins (PROS), afirmou ao Blog do Edison Silva que buscará contribuir na organização do grupo que foi eleito para o Legislativo apoiando a candidatura de Capitão Wagner (PROS) a prefeito. Segundo ele, caso a bancada se torne opositora, a partir da próxima Legislatura, é preciso que haja um alinhamento das pautas na Casa.

Ele destacou que, mesmo em menor número, a bancada de oposição na Câmara Municipal consegue movimentar as pautas no Legislativo da Capital cearense. Atualmente, a bancada é formada por três vereadores do PT, três do PROS e uma vereadora do PSC. A coligação que apoia Wagner conseguiu eleger 12 vereadores no último dia 15 de novembro.

“Independente de continuar como líder (da oposição), quero contribuir na organização dessa oposição que vem para cá. Para que ela siga nessa mesma linha do que fizemos. Importante saber que nem sempre a quantidade é o que importa, mas a qualidade”, disse Martins.

Alguns vereadores governistas, porém, acreditam que, em sendo Sarto eleito prefeito de Fortaleza, há uma forte possibilidade de que alguns membros dessa bancada atuem ao lado do candidato pedetista. Eles apontam pelo menos cinco quadros ingressando em uma eventual base governista do postulante.

Márcio Martins, porém, afirmou que quer ser Governo e destacou que Wagner continua confiante, apesar de Sarto ter atraído para sua campanha a maior parte dos partidos que estiveram disputando no primeiro turno. “Tivemos praticamente 300 mil pessoas que não foram às urnas e estamos trabalhando direcionando para esse grupo”, afirmou.

Segundo ele, o objetivo da candidatura de Wagner é tentar convencer o eleitorado da candidata derrotada Luizianne Lins (PT), que, conforme informou, é contrário aos irmãos Ciro e Cid Gomes. “Este eleitorado sente-se extremamente traído pelo que o Sarto fez com ela no primeiro turno. Parte do eleitorado dos outros candidatos estaria votando no Capitão, como aqueles que votaram no Heitor Freire e no Heitor Férrer. Temos total condição de ganhar essa eleição”, assegurou.

No entanto, de acordo com a pesquisa Ibope contratada pela TV Verdes Mares e divulgada na manhã desta segunda-feira (23), 70% dos eleitores que votaram em Luizianne Lins declararam que votarão em Sarto no segundo turno. Sobre a união de partidos em torno da candidatura pedetista, Márcio Martins afirmou que em 2018 algo semelhante aconteceu nas eleições presidenciais, mas o resultado foi a eleição de Jair Bolsonaro.

“É preciso que tenhamos a compreensão de que nem sempre o eleitorado anda de acordo com a orientação partidária. O povo de Fortaleza não vai escolher cor ou bandeira, mas as melhores propostas”, defendeu.

 

>Vereadores eleitos na coligação de Capitão Wagner

Ronaldo Martins (Republicanos): 31.840 votos

Priscila Costa  (PSC): 14.654 votos

Carmelo Neto (Republicanos): 8.527 votos

Inspetor Alberto (PROS): 7.277 votos

Julierme de Sena (PROS): 7.124

Márcio Martins (PROS): 6.934

Bruno Mesquita (PROS): 6.099 votos

Sargento Reginauro (PROS): 5.224

Welington Saboia (PMB): 4.915 votos

José Erivaldo Xavier (PSC): 4.017 votos

Danilo Lopes (Pode): 3.782 votos

Germano Heman (PMB): 3.157 votos.