30 urnas foram substituídas em diversos pontos de votação no Ceará. Foto: Reprodução

A manhã de votação em um dos principais colégios eleitorais no bairro Presidente Kennedy, zona 114, em Fortaleza, foi de tranquilidade, com uma redução considerável no número de eleitores. Chama atenção também a redução no número de santinhos jogados próximos aos locais de votação. No primeiro turno, conforme mostramos, muitos papéis com o número dos candidatos estavam jogados nas ruas, o que trata-se de crime eleitoral e ambiental. Desta vez, percebemos santinhos apenas da candidatura de Sarto (PDT).

O mesário Jean Franca, confessou ao Blog do Edison Silva que este clima de tranquilidade, com poucos votantes indo às urnas, é comum no segundo turno. Ele alegou que a abstenção deve ser maior nesta etapa do processo eleitoral, como geralmente acontece.

Em outro colégio, este, na zona 118, no bairro Parque 2 Irmãos, o ritmo foi intenso, mas consideravelmente calmo e sem aglomerações; tudo ocorrendo com os devidos protocolos de segurança. Não foi observado nenhum crime eleitoral e ambiental naquele lugar de votação. Apesar disso, era notável o apoio da polícia nos arredores para maior segurança dos eleitores.

Na Bezerra de Menezes, em um dos colégios do bairro, a movimentação nesta zona é baixa, sem manter muitos eleitores. Já em outro, com 12 seções eleitorais, o fluxo é moderado, sem se ver respeito ao distanciamento social entre as pessoas. Do lado de fora dos dois locais, é possível ver também apoio policial.

Na zona 116, no bairro Granja Lisboa, a movimentação durante a manhã é fraca, com uma diminuição alta de qualquer fila ou espera para votar. A poluição nos arredores do colégio eleitoral com “santinhos” é praticada apenas pela candidatura do Sarto.

Em um 2° boletim divulgado às 12h pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 30 urnas foram substituídas em diversos pontos de votação no Ceará.