No sábado (31), alguns realizaram carreatas pelas ruas da cidade. Foto: Divulgação.

Faltando menos de duas semanas para a realização do primeiro turno das eleições deste ano, candidatos a prefeito de Fortaleza reduziram o volume de atividades de rua durante o feriadão do Dia de Finados. Apesar de menos incursões feitas pelos dez concorrentes, carreatas e caminhadas foram realizadas por alguns deles.

No sábado (31), o candidato Heitor Freire (PSL) realizou carreatas durante todo o dia pela área nobre e periferia de Fortaleza. No domingo (01) ele apenas se preparou para participação do debate na televisão. Já nesta segunda-feira (02), o postulante agendou encontro com apoiadores, visita ao bairro Jardim União e roda de conversa com correligionários na Praia de Iracema.

Heitor Férrer (SD) realizou apenas uma visita no sábado (31) e no domingo (01) participou de debate político. Nesta segunda (02) realizou reunião no comitê de campanha. Sarto (PDT), por sua vez, tem dividido atividades de rua com o candidato a vice, Élcio Batista (PSB), e o prefeito Roberto Cláudio.

No sábado (31), o pedetista realizou apenas caminhada pelas ruas do bairro Moura Brasil. No domingo (01) se preparou para debate televisivo, enquanto Élcio e o prefeito Roberto realizaram carreatas em bairros da cidade. Nesta segunda-feira (02), Sarto participou de caminhada no Montese e carreata no bairro Serviluz.

Luizianne Lins (PT) realizou encontro sobre segurança pública, participou de live nas redes sociais e de carreata, no sábado (31). No domingo (02), a candidata se preparou para debate político na TV e nesta segunda participou de reunião com a coordenação da campanha.

Capitão Wagner (PROS) participou de três carreatas no sábado (31), mas no domingo (01) passou o dia se preparando para debate político na TV. Para esta segunda-feira (02) o candidato marcou em sua agenda apenas gravação de programa eleitoral e reunião com a coordenação de campanha.

Além de ser feriado do Dia dos Finados, em que as pessoas estão em um momento de maior reflexão em relação a seus ente queridos falecidos, há também uma recomendação do Ministério Público do Ceará para que os promotores eleitorais peçam a cassação do registro de candidatos do que promovam aglomerações em eventos da campanha.

Covid-19

Tal recomendação vem na reta final das eleições deste ano, quando os principais candidatos na disputa estão buscando se apresentar cada vez mais para a população. As aglomerações em eventos como carreatas têm se intensificado, o que tem ligado a luz de alerta no órgão fiscalizador.

De acordo com o Ministério Público, este tipo de atividade, em meio à pandemia de Covid-19, se caracteriza como abuso de poder econômico e político, o que pode levar à perda de mandato de candidatos que sejam eleitos. Apesar da redução das atividades de rua dos candidatos em Fortaleza neste feriadão, o volume de incursões deve voltar ao normal no decorrer da semana.