Vereadores assumirão vagas de parlamentares que não obtiveram êxito na campanha. Foto: Blog do Edison Silva

A Câmara Municipal de Fortaleza teve uma renovação expressiva após resultado das urnas, no fim da noite do domingo (15). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 24 novos vereadores atuarão na Casa Legislativa a partir de fevereiro do próximo ano, representando uma mudança nas cadeiras em 55,81%. Nem todos estarão no primeiro mandato

Dentre os 24 nomes eleitos para a próxima legislatura que não compõem a Casa Legislativa atualmente estão o suplente de deputado federal Ronaldo Martins, do Republicanos, o vereador eleito com a maior quantidade de votos, 31.840. Seu partido também elegeu o bolsonarista e ex-coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) no Ceará, Carmelo Neto.

Partido com maior representação na Câmara de Fortaleza a partir do próximo ano, o PDT elegeu três novatos: Lúcio Bruno, Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula. Os dois primeiros são oriundos da gestão do prefeito Roberto Cláudio, enquanto Ana Paula é esposa do vereador Márcio Cruz e presidente licenciada do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará.

O PSOL, que não elegeu nenhum nome no pleito de 2016, volta a ter dois representantes na Câmara Municipal de Fortaleza: são os novatos Gabriel Aguiar e Adriana do Nossa Cara. O PMB também elegeu dois nomes para a Casa: Wellington Saboia e Germano Heman. Saboia não é novato no Legislativo da Capital cearense, mas retorna depois de não ser reeleito em 2016.

O Partido Socialista Brasileiro também surpreendeu nas urnas, elegendo três nomes novos para a Câmara. São eles: Léo Couto, Fábio Rubens e Eudes Bringel. O PL elegeu Ana do Aracapé e Tia Francisca. Já o PROS terá dois novatos na Casa: Inspetor Alberto e Bruno Mesquita.

Estrela Barros foi a única candidata eleita pela Rede Sustentabilidade. Erivaldo Xavier foi o nome novo do PSC eleito, enquanto que o Cidadania elegeu como novatos Kátia Rodrigues e Professor Enilson. Danilo Lopes é o neófito do Podemos, enquanto que Juninho, no PSL, foi beneficiado com o indeferimento da candidatura de Marcelo Lemos.

Novos nomes eleitos para a próxima Legislatura em Fortaleza

Ronaldo Martins (Repu)
Lúcio Bruno (PDT)
Julio Brizzi (PDT)
Enfermeira Ana Paula (PDT)
Gabriel Aguiar (PSOL)
Luciano Girão (PP)
Adriana do Nossa Cara (PSOL)
Leo Couto (PSB)
Carmelo Neto (Repu)
PPCell (PSD)
Inspetor Alberto (PROS)
Fabio Rubens (PSB)
Bruno Mesquita (PROS)
Ana do Aracapé (PL)
Tia Francisca (PL)
Eudes Bringel (PSB)
Estrela Barros (Rede)
Welington Saboia (PMB)
Erivaldo Xavier (PSC)
Professor Enilson (Cida)
Danilo Lopes (Pode)
Kátia Rodrigues (Cidadania)
Germano Heman (PMB)
Juninho (PSL)