Ronivaldo é autor do projeto que cria o Dia do Designer de Interiores. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, durante sessão ordinária, nesta quarta-feira (21), projeto de Lei que institui o Dia do Designer de Interiores e Ambientes. Ainda durante a plenária, os parlamentares votaram proposta que incluiu no Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura, a Caminhada da Conscientização sobre o Autismo.

Autor do projeto que institui o Dia do Designer de Interiores, o vereador Ronivaldo Maia, do PT, justificou a matéria afirmando que o profissional em questão “é responsável por um papel importante, proporcionando conforto, estética, saúde e segurança aos usuários dos locais que atua, através de planejamento e execução de projetos de espaços internos”.

Segundo ele, a atividade é uma profissão reconhecida por Lei Federal, que dispõe sobre a garantia do exercício da profissão de designer de interiores e ambientes, “que confere a estes profissionais competências para elaborar e executar obras nos espaços internos e externos contíguos aos interiores”.

A outra proposta aprovada é de autoria do vereador Márcio Martins (PROS). De acordo com ele, o “Dia do Autismo” serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

Segundo explicou, a “Caminhada da Conscientização sobre o Autismo” é realizada anualmente desde 2016, sempre no mês de abril, por instituições sem fins lucrativos. Em 2019, conforme informou, Fortaleza atraiu um público de 5 mil pessoas.

“O presente projeto de Lei busca conscientizar a população alencariana da realidade de combater o preconceito à pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no âmbito da cidade de Fortaleza, possuindo como objetivo informar acerca do autismo, combater a discriminação, auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e na sua inserção no mercado na sociedade”, defendeu Martins.