Em um ano, as páginas do Comprove no Portal da Câmara alcançaram mais de 57.700 visualizações. Foto: Reprodução/Goodluz/DepositPhotos

O Comprove, canal de checagem de notícias relacionadas à Câmara Federal, completou um ano em operação no último dia 25 de setembro com a marca de mais de 3.200 demandas recebidas, originadas de 1.278 cidadãos. Desse total, 1.106 foram tratadas pelos demais canais de atendimento da Casa, pois se encontravam fora do escopo; 145 notícias foram checadas e respondidas pela equipe.

Os três principais tipos de ocorrência atendidos – com 18% de participação, cada – trataram de dúvidas sobre aprovação ou rejeição de propostas legislativas, atividade parlamentar e processo legislativo. Em um ano, as páginas do Comprove no Portal da Câmara alcançaram mais de 57.700 visualizações.

Pela iniciativa da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid), e com o apoio da direção da Casa, o programa é pioneiro no Poder Legislativo brasileiro e está entre as primeiros no mundo.

O canal tem o objetivo de oferecer ao cidadão uma ferramenta para esclarecer dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou divulgados em sites. O Comprove é destinado exclusivamente a checar a veracidade de notícias relacionadas a atividade, estrutura e administração da Câmara dos Deputados ou aos deputados federais no desempenho de sua função regimental. Não são apuradas opiniões, tendências ou conceitos amplos, bem como atos praticados em âmbito privado, em ações nos estados de origem ou anteriores ao mandato.

De acordo com o resultado da apuração, a notícia verificada recebe o selo “É fato“, “É falso” ou “É impreciso“, acrescido da respectiva explicação.

As ocorrências mais relevantes são publicadas na página principal do Comprove, no portal da Câmara, nas redes sociais e no próprio canal no WhatsApp, a fim de facilitar o processo de verificação das fake news e promover mais transparência. No acesso principal do canal, também há informações sobre boas práticas de uso da rede mundial de computadores e dicas sobre como não se deixar enganar por notícias falsas que circulam nas redes sociais.

Atendimento

As perguntas são encaminhadas por meio do número (61) 99660-2003, via aplicativo WhatsApp, que foi escolhido para receber as dúvidas dos cidadãos por ser o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e por ser primeira fonte de informação por quase 80% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelas ouvidorias da Câmara e do Senado em 2019. O atendimento pelo canal funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19 horas (horário de Brasília), exceto em feriados.

Fonte: Câmara dos Deputados