Além de se chamarem Heitor e terem um sobrenome parecido, os dois candidatos também possuem semelhanças no número de suas legendas. Um utiliza o 17, e o outro o 77. Foto: Miguel Martins/ALECE.

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSL, Heitor Freire, foi o último candidato a ter pedido de registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Dessa forma, a Capital cearense passa a ter, oficialmente, dez postulantes aptos ao pleito municipal deste ano. José Loureto (PCO) teve solicitação indeferida, mas entrou com recurso.

A demora para definição da candidatura do postulante Heitor Freire se deu por conta do imbróglio com seu nome, homônimo do candidato do Solidariedade (SD), Heitor Férrer. O juiz Wotton Ricardo Pinheiro da Silva, da 113ª Zona Eleitoral de Fortaleza, deferiu o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) apresentado pela Coligação “Fortaleza Livre” (PSL/PRTB).

Na decisão ele declara que “a agremiação política requerente encontra-se apta a apresentar candidatos ao cargo de Prefeito no município de Fortaleza, nas eleições municipais de 2020”. No entanto, ele indeferiu o pedido feito pelo candidato para utilizar apenas o nome “Heitor” durante a campanha eleitoral.

De acordo com o magistrado, a mudança para somente Heitor “só traria dúvida e confusão ao eleitorado para distinguir quais dos dois deputados estaria sendo depositado o seu voto, justamente o que a legislação eleitoral proíbe”.

O candidato a prefeito pelo Solidariedade, Heitor Férrer, chegou a entrar com ação na Justiça para que Heitor Freire passe a utilizar o sobrenome em suas propagandas eleitorais. O postulante do PSL até vem registrando o sobrenome, mas escrito de forma quase que imperceptível na TV. Nos últimos programas, Freire tem evitado citar sequer o próprio nome.

Na decisão, o juiz Wotton Ricardo Pinheiro da Silva afirmou ainda que “à luz dos fatos apresentados e de sua interpretação razoável, o motivo para a mudança não parece ser outro: causar dúvida entre a sua candidatura e o de outro concorrente ao mesmo pleito”. O veredito do magistrado foi publicado na segunda-feira (19), e o deferimento da candidatura de Freire deve ser publicado no portal Divulgacandcontas até esta quarta-feira (21).

Bolsonaro

Além da confusão com os nomes na urna, Heitor Freire também se envolveu em um imbróglio com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Em live nas redes sociais, Bolsonaro chamou o candidato a prefeito de Fortaleza de “cara de pau”, por aparecer em folder ao lado de postulante em Pacatuba.

Antes aliado de primeira ordem, Heitor é tido pelo presidente Bolsonaro com um dos membros do PSL que lhe traíram no ano passado. Uma conversa entre os dois foi vazada para a imprensa, e segundo alguns bolsonaristas, o próprio Freire foi quem divulgou o áudio.

 

Candidaturas deferidas em Fortaleza

Anízio Melo (PCdoB)

Capitão Wagner (PROS)

Célio Studart (PV)

Heitor Férrer (SD)

Heitor Freire (PSL)

Luizianne Lins (PT)

Paula Colares (UP)

Renato Roseno (PSOL)

Samuel Braga (Patriota)

Sarto (PDT).